Teresina havia vacinado apenas 74,70%, mas superou meta com 83,78%.

Piauí vacinou 549.602 pessoas contra a gripe.
(Foto: Reprodução/ TV Integração) A campanha de vacinação contra a gripe alcançou 85,14% da meta no Piauí. Ao todo, o Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (9), que das 645.524 pessoas que deveriam receber a imunização, apenas 549.602 foram vacinadas no estado. Somente na capital, dos 201.441 pessoas inseridas nos grupos prioritários, 168.759 receberam a imunização, totalizando uma cobertura vacinal de 83,78%. Apesar de a campanha ter sido encerrada em maio, a vacinação continua nos municípios que não atingiram a meta dos 80% do público-alvo.
Com relação aos dados divulgados, não estão incluídos o público-alvo das pessoas com comorbidades, duplo diagnóstico, e privadas de liberdade. No primeiro relatório de cobertura vacinal, assim que a campanha foi encerrada, divulgada pelo DATASUS, no dia 28 de maio, o Piauí havia alcançado 74,70%. Por isso, os municípios deveriam continuar vacinando até atingir pelo menos 80%.
A vacina continua disponível nos pontos de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para o grupo prioritário, formado pelas crianças com idade entre os seis meses e cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
Prevenção
A vacinação contra a gripe é importante para prevenção da gripe. No entanto, mesmo com a dose, as pessoas precisam continuar com as medidas básicas de proteção como, por exemplo, lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Afinal, a influenza é uma doença comum e que pode ser transmitida facilmente por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas ao falar, espirrar ou tossir. A vacina é segura e protege principalmente os vírus que mais circularam no inverno passado: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Do G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário