terça-feira, 28 de julho de 2015

Orquestra Sanfônica abre programação do aniversário de Teresina

Orquestra foi criada em 2013 e é composta por 20 músicos
A capital piauiense completa 163 anos no próximo dia 16 de agosto, mas as atividades comemorativas começam já nesta sexta-feira (31), com a apresentação da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, às 19h, no adro da igreja São Benedito.

Criada em 2013, a orquestra hoje é composta por 20 músicos, dentre estes 17 sanfoneiros com diferentes idades e de diversas cidades do Piauí, pessoas que antes da criação do grupo não tinham carreiras musicais consolidadas. Um exemplo dessa pluralidade é a jovem Vanessa Lobão. Ela tem 23 anos e é a única mulher a integrar a Orquestra Sanfônica Seu Domingunhos.

Vanessa ingressou na Orquestra através de um convite feito pelo maestro Ivan Silva, seu então professor de sanfona. De um atento claro, em pouco tempo ela conquistou seu espaço e hoje é uma das solistas da orquestra. “No começou foi um pouco complicado, mas tive apoio de todos e hoje me vejo como incentivadora para aquelas mulheres que têm o mesmo sonho de aprender a tocar sanfona, mas se sentem intimidadas”, declara a jovem sobre sua representação feminina no grupo.

A diversidade de talentos e histórias não acaba em Vanessa Lobão, cada integrante tem sua ligação singular com o instrumento principal do grupo e uma história de vida que se modificou com a criação da Orquestra, como o jovem Isaac, de 11 anos, que começou a tocar sanfona aos 6 e aos 9 entrou para a Orquestra, ou ainda o senhor Sebastião Alves, de 67 anos. Ele começou a tocar sanfona aos 12 anos, mas nunca havia estudado o instrumento. Quando soube da criação de uma orquestra de sanfoneiros deixou a cidade de União, a 65 km de Teresina, e veio à capital pelo interesse em participar do grupo. Modesto, Sebastião afirma que ainda tem muito o que aprender. “Eu sou o mais velho, mas não o mais experiente. Ainda tenho que aprender mais”, disse.

Todas essas histórias servem para enriquecer o universo da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos e validar o trabalho de qualidade realizado por ela. Semanalmente acontecem os ensaios do grupo, que têm como casa o Palácio da Música de Teresina. Aos comandos do maestro Ivan Silva, a Orquestra preparou para a apresentação em homenagem ao aniversário de Teresina um repertório com canções de autores como Noca do Acordeom, Pedro Raimundo, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de execuções da música clássica de Brahms, Strauss e o uruguaio Gerardo Matos Rodríguez.

A Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos é mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Foi criada pelo então presidente da Fundação, Lázaro do Piauí, com o intuito de homenagear o sanfoneiro Dominguinhos, grande nome da música brasileira, que morreu no ano de criação da Orquestra.



Fonte: JL/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...