sexta-feira, 17 de julho de 2015

Três dos 19 casos suspeitos de Zika vírus são confirmados em Teresina

Das 19 amostras, três deram como positivas após exames no Pará.
FMS diz que está atenta ao vírus e monitora de forma regular os casos.


O mistério sobre uma virose até então desconhecida que estava assustando os teresinenses foi finalmente solucionado. Exames laboratoriais em amostras de sangue de 19 pacientes foram analisados e deles três foram confirmados como positivos para o 'Zika vírus'. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a investigação foi solicitada pelo Ministério da Saúde.
Laboratório do Instituto Evandro Chagas, em Belém
(Foto: Reprodução/TV Liberal)

Segundo a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba, os resultados chegaram ao conhecimento da fundação de saúde ainda nessa quarta-feira (15), e que os pacientes estão recuperados e passam bem. Os exames foram feitos no Laboratório Evandro Chagas, que fica no estado do Pará.

De acordo com ela, a possibilidade de o vírus ter se instalado no país pode ter acontecido por conta da circulação de turistas durante a realização da Copa do Mundo, que aconteceu no Brasil no ano passado.

Ela contou ainda que a transmissão se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue, que este mês teve um pico no registro de casos da doença.

Zika Vírus
A primeira confirmação da circulação do Zika vírus no país foi feita do dia 15 de maio deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, a maior parte dos casos não apresenta sinais e sintomas e, ainda, não há registro de morte associada à doença.

Por ser uma doença transmitida pelo mesmo agente transmissor, as medidas de prevenção e controle são as mesmas já adotadas para a dengue e chikungunya.

Normalmente os sintomas da doença caracterizados por febre, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, inchaço nas extremidades e dor atrás dos olhos, que também podem ficar avermelhados e sumir após os sete dias.



Do G1 PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...