segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Notificações de dengue passam dos 4 mil na capital; são quase 7 mil no PI

Levantamento da FMS diz que situação da dengue é satisfatória na capital.
Piauí começa a coletar amostras de sangue para pesquisa sobre vacina.

O número de casos notificados de dengue em Teresina já chega a 4.304 segundo o levantamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os números são de janeiro deste ano até o dia 12 de agosto, o dado mais atual. No Piauí, os números da Secretaria de Saúde de casos suspeitos de dengue estão em 6.848, destes 5.365 foram confirmados.
Aedes aegypti, transmite dengue e chikungunya,
(Foto: CDC-GATHANY/PHANIE/AFP)


De acordo com os números de casos notificados na capital, a Fundação Municipal de Saúde informou que os bairros com maior número de notificações de dengue estão na Zona Norte. Entre eles estão Santa Maria da Codipi, Parque Brasil, Mocambinho e Buenos Aires.

O número de casos notificados em Teresina pode assustar, mas o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2015, que é realizado pela FMS sob recomendação do Ministério da Saúde, demonstrou situação satisfatória no combate à dengue na capital. Duas pessoas morreram em decorrência de dengue em 2015 na capital.

Em todo o Piauí, os municípios que mais notificam casos de dengue são Teresina, Picos (344), Parnaíba (197) e Oeiras (100).

A partir desta segunda-feira (17), o Piauí entra no roll de estados a participar do inquérito sorológico para a fabricação de uma possível vacina contra a dengue. Mais de 1 mil amostras de sangue de voluntários, de diferentes faixas etárias, devem ser coletadas em unidades de saúde do estado e do município de Teresina.

As amostras serão coletadas no Hospital Infantil Lucídio Portela e o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. Pelo município de Teresina, as amostras serão nos hospitais do Parque Piauí, Promorar, Buenos Aires, Lineu Araújo e Dirceu Arcoverde.

Prevenção
As orientações para evitar a proliferação do mosquito da dengue continuam as mesmas. É preciso evitar água fique parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, vasilhas plásticas e tampas, fechar caixas d'água e limpar com frequência as calhas nos telhados, impedindo o surgimento de criadouros do mosquito da dengue.



Do G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...