sábado, 8 de agosto de 2015

Sobe número de mortos por tufão em Taiwan; milhões estão sem luz

Quatro pessoas estavam desaparecidas e 101 ficaram feridas.
Tempestade se dirige para a China.


Michael Gold e Yimou Lee Da Reuters 
Em Nanfangao, curiosos tiram fotos das ondas gigantes com a passagem do tufão Soudelor (Foto: Jerry Chen/Reuters) 

Um tufão castigou Taiwan neste sábado (8) com ventos fortes e chuva torrencial, cortando a eletricidade de 3,62 milhões de casas. O número de mortes subiu para seis.

Quatro pessoas estão desaparecidas e 101 ficaram feridas, segundo autoridades. Centenas de voos foram postergados ou cancelados, e mais de 9,9 mil pessoas foram retiradas de suas casas.
Mãe protege seus filhos da força dos ventos de
Soudelor (Foto: Wally Santana / AP Photo)

Imagens de televisão mostram árvores arrancadas, postes caídos, uma bicicleta motorizada sendo levada pelo vento e contêineres empilhados uns sobre os outros no porto.

Segundo o Centro de Operações de Emergência de Taiwan, entre os mortos há uma menina de 8 anos e sua mãe, que foram arrastadas pelo mar quando brincavam na praia na região de Yilan, no leste da ilha taiwanesa. Uma irmã gêmea da menina, que também se encontrava no local, desapareceu.

"A tempestade vai ficar mais fraca, mas esperamos mais chuva, particularmente no sul de Taiwan", disse Wang Shih-chien, funcionário do Escritório Central do Clima da ilha.

A tempestade chegou cedo nos condados de Yilan e Hualien, na costa leste da ilha, trazendo mais de mil milímetros de chuva em áreas montanhosas e ventos de até 200 quilômetros por hora.

Embora o centro do tufão Soudelor tenha passado por Taiwan e esteja se dirigindo para a China, a chuva deve continuar atingindo a ilha até a manhã de domingo. Zonas mais próximas a Taiwan, como as províncias de Fujian e Zhejiang, declararam alerta laranja (segundo em importância).
Telhado cai e destrói carro em Taipei (Foto: Pichi Chuang / Reuters) 
Homem é resgatado em Xindian, após a passagem do tufão Soudelor (Foto: Corpo de Bombeiros de New Taipei/AP) 

Vento derrubou motocicletas como se elas fossem brinquedos (Foto: Pichi Chuang / Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...