domingo, 25 de outubro de 2015

Escolas da zona rural de Cocal recebem internet

Como mais uma ferramenta para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, 26 escolas da zona rural de Cocal receberão conexão com a internet. A melhoria se dá através de parceria entre a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e o Ministério da Educação.
As escolas contempladas fazem parte do Projeto Atendimento à Área Rural e Escolas Públicas Rurais, que busca proporcionar a inclusão digital de alunos da zona rural. As escolas foram escolhidas por já terem laboratórios de informática funcionais.
“Quando iniciamos a nossa gestão, as escolas não tinham estrutura mínima. Eram cinco monitores para uma CPU. Fizemos as devidas adequações na estrutura: instalamos bancadas nas salas, consertamos computadores que estavam desativados e fizemos as instalações elétricas necessárias. Pudemos receber o projeto no momento ideal”, afirma a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.
O prefeito Rubens Vieira avalia que a chegada da internet nas escolas da zona rural de Cocal contribuirá, sobremaneira, para o processo de ensino e aprendizagem. “Alunos e professores terão acesso a uma infinidade de conteúdos disponíveis na internet. Este programa vai melhorar ainda mais a qualidade do ensino ofertado pela rede municipal de ensino em Cocal”, reforça.
A secretária de municipal de Educação de Cocal, Raimunda Albuquerque, acrescenta que 1.948 alunos serão beneficiados com o acesso a internet nas escolas rurais. “As equipes já começaram a fazer as instalações e esperamos que em até uma semana o serviço já esteja disponível para a comunidade escola”.


Confira a relação das escolas atendidas pelo programa:



* Grupo Escolar Isabela Francisca de Jesus


* Grupo Escolar Manoel Galeno de Pinho


* Grupo Escolar Liborio Severiano Veras


* Unidade Escolar José Domingos de Sousa


* Grupo Escolar Santa Rita de Cássia


* Grupo Escolar Eponina Bezerra


Grupo Escolar Joaquim Vieira de Brito


* Grupo Escolar Raimundo de Almeida Machado


* Grupo Escolar Tiradentes


* Grupo Escolar Antônio Carvalho Vaz


* Grupo Escolar Joaquim Marques Cardoso


* Grupo Escolar Dirceu Mendes Arcoverde


* Grupo Escolar Ezequias Costa


* Grupo Escolar Felipe José Vieira


* Grupo Escolar Francisco Gregório da Silva


* Grupo Escolar Generosa Vieira Vasconcelos


* Grupo Escolar Issabilia Lima Torres


* Grupo Escolar João Marques de Melo


* Grupo Escolar José Brás Neres


* Unidade Escolar José Correia de Sousa


* Grupo Escolar Raimundo Alves Pereira


* Grupo Escolar Raimundo Guilherme


* Grupo Escolar Santa Rita de Cássia


* Grupo Escolar Antônio Cardoso da Costa


* Grupo Escolar Antônio Montal Veras


* Grupo Escolar Zelinda Ribeiro Tupinambá.


Banda Larga nas Escolas
Lançado em abril de 2008 pelo Governo Federal, o Programa Banda Larga nas Escolas tem como objetivo levar a internet para todas as escolas públicas – municipais estaduais e federais do país. Além de um incremento no ensino, o acesso à internet nesses locais proporciona a inclusão social de milhares de alunos.
A gestão do programa é realizada em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Prefeituras, através das Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

O programa é colocado em prática por empresas telefônicas autorizadas. Está acordado com as empresas a garantia da manutenção dessa estrutura, sem ônus, até 2025. O atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de freqüências de internet 4G. Além de instalar conexão à internet em alta velocidade nas escolas, as concessionárias devem oferecer ampliação periódica da velocidade para manter a qualidade e a atualização do serviço.
A meta inicial do Programa Banda Larga nas Escolas era conectar 55 mil instituições de ensino. Este número foi expandido depois que mais escolas foram identificadas pelo censo escolar e passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios.




Fonte: ASCOM |PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...