sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ser prefeito não é uma tarefa fácil-Administrador e Político

Fonte Tropical Noticias
Raimundo Martins

A idéia disseminada de que a política é uma atividade suja só contribui com aqueles que querem se locupletar da coisa pública. Se bem compreendida, a atividade política é certamente a mais nobre de todas que o ser humano possa realizar, pois é pela ação política que se busca harmonizar as contradições da sociedade. Ser uma pessoa política não é uma opção, é antes uma condição inata à existência humana. Todos somos pessoas políticas, embora nem sempre tenhamos consciência disso.

Assim também, deve o Administrador ter como imperativo de consciência trabalhar para o bem-estar da Sociedade, utilizando os seus conhecimentos técnicos tanto na esfera privada como na pública.

É bom salientar que administrar uma prefeitura não é tão simples assim. Tem que ter coragem e disposição para trabalhar, se não paga nem as suas próprias contas.
Atualmente, mais de 70% dos gestores do país não conseguem fechar suas contas. E cada dia fica mais difícil.
São criados os programas pelo governo federal, que estabelecem as leis para cumprir, cria-se os programas no município e não mandam o dinheiro para suprir as necessidades destes  e tem que sempre retirar os recursos próprios. Investir, de que forma, de onde vem o dinheiro para ser aplicado, se não bastasse isto, os impostos do país são muito mal distribuídos.

O governo federal fica com a maior parte, mais de 60%, em torno de 20% para os estados e 15% para os municípios. Mesmo assim, os gestores municipais seguem em frente em prol da população.
Aprimorando os departamentos e secretarias para que tenha sempre uma condição de boa arrecadação e trabalhar de uma forma eficiente.

Para não acontecer como muitos gestores   que deixam de aplicar os recursos em seus devidos lugares, e que se sabe que cedo ou mais tarde alguém vai ter que pagar pelos os seus atos.
A gestão municipal tem que ser equilibrada e responsável, trabalhar muito com base no planejamento, sabendo exatamente o que fazer no presente e no futuro, aplicar os recursos em obras de infra-estrutura, as coisas ocorrem exatamente de acordo com o que é planejado.

 A prefeitura não tem dívidas. O prefeito que é o responsável, logo tem que verificar tudo diariamente os recursos que entram e saem. 

O bom administrador tem que ter os pés no chão, saber como os recursos serão  distribuídos para não criar problemas em suas prestações de contas, ter acesso e o controle geral, verificando tudo detalhadamente em termos de gestão administrativa, contribuindo para o desenvolvimento do município.

Ser um bom gestor público deve construir e manter bons relacionamentos com todos os munícipes, compartilhando, solidarizando e distribuindo suas amizades sem distinções.


A Radio Tropical é uma instituição de comunicação que dar voz ao povo, oportuniza que a própria população faça a diferença, comprometida com um jornalismo serio, capaz transformar a sociedade em busca de uns dias melhores, que se preocupa com as pessoas que vivem neste município. Vamos insistir nisso, mesmo com as pedras que possam surgir pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...