segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cemitérios de Cocal atraem milhares de pessoas Dia de Finados


Os Cemitérios de Cocal e como outro do mundo inteiro, no dia 2 de novembro se celebra o culto aos mortos ou o dia de Finados.  E hoje muitas pessoas compareceram ao cemitério local para visitar os túmulos de amigos e parentes, e como de costumes a missa aos mortos é celebrado no cemitério e às 5 horas da tarde e foi presidida pelo Padre Evandro da Silva, (cocalense).

Sempre no dia de finados rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos, dia de finados ou dia dos mortos, para a Igreja Católica, é dia de muitas orações, sempre os cemitérios é grande a movimentação em toda região de Cocal. Tradicionalmente, familiares e amigos aproveitam a data para homenagear entes queridos. 

A tradição da Igreja sempre exortou a seus fiéis para que possa, no "Dia de Finados", venerarem a memória de seus entes queridos falecidos, de amigos, amigas, conhecidos e conhecidas. Enfim, daqueles e daquelas que partiram de tal forma como os demais católicos do mundo inteiro.

No dia, a dia da vida, se faz peregrinação ao rumo aos cemitério para visitar os antes-queridos, são viagem longas desta vida para a vida eterna, e como dia de finado onde todos os católicos procura levar o costume de rezar pelos mortos nesse dia. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, buques e coroas e milhares de velas são acesas. O fluxo de pessoas o dia de hoje foi intenso. A expectativa é que, assim como nos anos anteriores, estes locais recebam um alto número de visitantes.

Para a doutrina religiosa, "esta comunhão envolve e abraça a todos os cristãos, vivos e mortos. A frase, portanto, vem expressar o desvendamento do ser humano para o seu destino final. Para todos os cristãos, a fé é uma resposta à ansiedade diante do mistério da morte. Neste dia, muitos fiéis costumam visitar os cemitérios para rezar e venerar a memória daqueles que se forram. Finalmente, eis a grande esperança celebrada no "Dia de Finados": "Que os falecidos já tenham encontrado a vida verdadeira junto de Deus. Enquanto não chega a nossa hora para o reencontro, devemos estar em comunhão com eles e com Cristo". 








 


Fonte Tropical Noticias
Raimundo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...