quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cocal - Novembro Azul: Mês de Conscientização do Câncer de Próstata.



O movimento conhecido como Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). A partir daí, muitas entidades abraçaram essa causa para chamar a atenção do homem para a importância da prevenção e da detecção precoce desse tipo de câncer. Como no Outubro Rosa (dedicado à conscientização do câncer de mama), alguns monumentos também mudam sua iluminação para a cor azul durante o mês de novembro. Além disso, em muitos países, há reuniões entre os homens para falar sobre saúde masculina, incluindo não só o câncer de próstata, mas o câncer de testículo, depressão masculina e outras doenças.

No entanto, o maior desafio é romper a resistência dos homens em fazer o exame preventivo, que ainda hoje é um tabu. O oncologista Dr. Marcos Joppert explica que a detecção precoce é extremamente importante para a cura do câncer de próstata e que ela é feita por meio do exame de toque retal combinado ao exame de sangue PSA. Ele lembra, também, que o exame de toque é útil não só para esse tipo de câncer, mas o de colorretal. 


Porém Cocal veio abraçar essa causa intensa na programação do Outubro Rosa, e agora o Novembro Azul, para o dia D da Campanha Novembro Azul, que incentiva homens na prevenção contra o câncer de próstata. As ações foram realizadas pela Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),dia 25/11/2015. 



Por isso houve um empenho da prefeitura municipal de Cocal, aonde o prefeito Rubens Vieira vem fazendo a sua parte, nos trabalhos de prevenção e da importância dos cuidados da saúde do homem como um todo, não apenas em relação ao câncer de próstata. O homem, infelizmente, tem mais resistência em cuidar da saúde do que a mulher, o que é uma das causas da sua menor expectativa de vida. Querendo conscientizar para mudar esse quadro.

A programação foi realizada na Praça Anastácio Gomes França, pela manhã de hoje com palestra sobre cuidados com a saúde masculina e com atendimentos médicos, nas tendas de equipes multiprofissionais que estavam no local e tarde ainda haverá palestras sobre o tema relacionados a saúde da família(NASF), da SMS.









Fonte Tropical Noticias
Raimundo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...