domingo, 1 de novembro de 2015

Grande a Romarias em Lagoa do Carnaubal Visitando o Túmulo do finado Cesário. (2015)

Dentro da capela do Finado Cesário
Fonte Tropical Noticias
Raimundo Martins

Lagoa do Carnaubal município de Viçosa do Ceará – Ceará, há 38 km para a cidade de Cocal – Estado do Piauí, hoje muitas pessoas de varias regiões fazem romarias “A Cruz do Finado Cesário” são dois de dias de visitas 1 e 2 de Novembro. O local virou roteiro para turismo religioso devido o grande número de depoimentos de graças e favores alcançados em nome de Cesário Luiz dos Santos, na localidade de Lagoa do Carnaubal, zona rural do município de Viçosa do Ceará, foi erguida uma capela no túmulo onde o jovem Cesário foi sepultado.

Romeiros
A devoção despertou o interesse de muitas pessoas que vão à busca de saúde, o local onde se encontra uma cruz e uma capela que foi onde Cesário Luiz foi assassinado cruelmente, e por isso ainda hoje a população se reúne em procissão e faz caminhada de 9 km da Vila Padre Vieira até o local sagrado. Portando todo dia 1º de Novembro é celebrado missa no local e hoje quem fez a celebração foi o pároco de Viçosa do Ceará, Padre António Justino, que fez muitas recomendações aos seus fies, inclusive o uso de capacete.

Padre Antonio Justino
Momento dos Capacetes
São comuns depoimentos emocionantes de pessoas que tiveram graças alcançadas em seus pedidos de curas profissionais e matérias; existem exposto ex-votos, peças de madeira simbolizando as partes do corpo humano sarado por força dos possíveis milagres alcançados em nome do finado Cesário, fotos de desejos realizados e manifestações escritas pelos romeiros certificando de testemunhos de graças alcançadas podem ser vistas dentro da capela erguida no túmulo onde foi sepultado, pela primeira vez.
Sr. José Carlos entrevistado de Oiticicas
Testemunho como o ”Sr. José Carlos de 73 anos que mora no Distrito de Oiticica que há 8 anos que vem visitando a cova de finado Cesário por uma graça alcançada”. Desde então, após a injustiça, seu nome vem sendo relacionado a possíveis curas, e a romaria em sua devoção chega a mobilizar cerca de 6 mil pessoas em datas como dia de todos os Santos e dia de Finados.
Vereador José Nivaldo Soares - Viçosa do Ceará e jornalista Raimundo Martins, Cocal
O jornalista Raimundo Martins entrevista com o vereador José Nivaldo Soares, da Câmara Municipal de Viçosa do Ceará, falou da importância de seu projeto para aquela comunidade, levantar uma estrutura para construir um local para recepção de romeiros, um espaço para Fé, um memorial, praça de alimentação, e uma casa de abrigo para os romeiros e visitantes que possa passar um dia por lá e também um posto de saúde para os casos de emergências. Este ano foi realizado a 1ª romaria de motoqueiros e esperamos que esse sonho seja realizado todos os anos.
1ª Romaria de Motoqueiros
Caverna onde jogaram o corpo do Finado Cesário
O vereador ainda relatou sobre o caso acontecido do ano de 1925, da morte do jovem Cesário Luiz dos Santos, “acusado de engravidar a filha de seu patrão. Os irmãos da moça perseguiram Cesário a pós ele se recusar a casar, ai então amarrando-o em jumento e fazendo com que fosse arrastado até próximo o local de sua morte, pelas estradas de carrasco da Lagoa de Carnaubal até seu corpo ficar em frangalhos, com as terríveis torturas, o seu corpo rasgado. Depois de arrastado, molestado, foi forçado a subir um alto, pagar por um crime que não cometeu, ele foi barbaramente assassinado. Um jovem de apenas de 17 anos, bem apessoado, natural para um adolescente de sua imatura idade, e assim o jovem, certa noite ele foi amarrado pelos os pés e arrastado onde por fim atiram e o mataram, seu corpo mutilado, martírio de sofrimento e dor, jogando seu corpo em uma pequena caverna de 30 pés de profundidade. Somente dois dias depois foi encontrado em uma posição sentado. Com acrendice que sua alma era milagrosa, muitas pessoas passaram a visitar o local de sua morte”.
Escadaria em rumo a caverna
Porém a morte do jovem revela as velhas injustiças e sofrimentos que sobre os pobres recai mesmo que sua pena seja a morte e no caso daquele rapaz uma morte com requinte de crueldade, ou um crime hediondo, acusado que foi do que não cometera, no meio de ignorância e patriarcalismo grotesco, que ainda hoje se repetem.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...