sábado, 19 de dezembro de 2015

Mais de 3 mil idosos do Piauí foram beneficiados com cirurgias de catarata

Programa Olhar Bem vai percorrer 141 municípios e realizar 4.800 cirurgias.
No Piauí, 74% dos idosos correm o risco ficar cegos por causa da catarata.
Do G1 PI
Mais de 74% dos idosos do Piauí correm o risco de perder a visão (Foto: Reprodução/Bom Dia Brasil)

Em apenas duas semanas, o programa Olhar Bem realizou mais de três mil cirurgias de catarata gratuitas em idosos do Piauí. A ação itinerante de oftalmologia já contemplou os municípios dos território do Vale do Rio Guaribas, Sambito, Canindé e Chapada das Mangabeiras.

No Piauí, 74% das pessoas com mais de 70 anos correm o risco de perder a visão por causa da catarata, o equivalente a 160 mil idosos. Para que a população dos outros municípios sejam atendidas e evitar a cegueira, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) montou um mutirão que vai percorrer 150 cidades.

A ação objetiva descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa. E, ao final do programa, a meta é realizar 15 mil consultas oftalmológicas e realizar 4.800 cirurgias de catarata, contemplando 141 municípios.

Todos os atendimentos são totalmente gratuitos, feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e para ter acesso aos serviços, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade.

Em janeiro, no período de 10 a 16, o programa segue para Floriano, beneficiando os municípios dos territórios de Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara.

Oferta de Oftalmologia
A oferta de serviços de Oftalmologia concentra-se basicamente na capital, onde dos 146 médicos oftalmologistas cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), 114 estão em Teresina e os demais distribuídos em 17 municípios.

Dos 27 estabelecimentos que realizam cirurgia de catarata pelo SUS, 12 estão localizados em Teresina, demonstrando que 44,4% da oferta do serviço é em único município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...