segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Barragem de Boa Esperança atinge nível mais baixo da história: 5%

Reservatório da barragem estava com apenas 5% no fim de dezembro. Chesf solicitou à Agência Nacional de Água a redução da vazão de água


A
forte estiagem que atinge o Nordeste fez com que o reservatório da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe (PI), atingisse o patamar mais baixo da história: 5%. Segundo o diretor de operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Ailton Lima, o valor foi registrado no fim do mês de dezembro, mas após algumas chuvas no Sul do Piauí a situação melhorou um pouco chegando a 6,9%.
“Hoje está com 6,9%, mas o nível chegou a 5% no mês de dezembro. Nunca havia chegado a um patamar tão baixo. Nós estamos atravessando um ciclo de seca que já está no quarto ano. Isso vem estressando os reservatórios. O normal (para essa época) seria terminar esse período com 20% e o restante seria recuperado com o período chuvoso”, afirmou o diretor.

Por conta da baixa aguda no reservatório, a Chesf solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA) autorização para reduzir a vazão na Barragem de Boa Esperança, como já ocorre na hidrelétrica de Sobradinho (BA), situada no Rio São Francisco.

“A gente começou a ter com o Parnaíba a mesma preocupação que tivemos com o Rio São Francisco. Queríamos baixar a vazão da barragem, mas isso não aconteceu. Foi solicitada à ANA no dia 2 de dezembro e a agência respondeu pedindo mais informações. A gente está preparando isso para enviar”, disse José Ailton.

O diretor de operação da Chesf afirmou que o pedido é uma precaução para o caso de as chuvas não melhorarem o nível do reservatório de Boa Esperança, fato que a Chesf não acredita.

“Historicamente o reservatório de Boa Esperança sempre consegue se recuperar com o período chuvoso. O Parnaíba é um rio mais previsível, mais confiável. Mesmo assim, a gente enfrenta um período diferenciado de estiagem e por isso estamos no preparando. Melhor nos preparar para um cenário pior do que ser pego de surpresa”, argumentou Ailton.


Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...