terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Casos de microcefalia não possuem relação com zika no Piauí

Boletim do Ministério da Saúde aponta 103 casos de microcefalia no Piauí. Bebês com microcefalia sem correlação com zika serão acompanhados
O número de casos de bebês com microcefalia relacionados ao Zika vírus chega a 103 no Piauí segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Desses casos, 10 foram descartados porque não possuem relação com a doença causada pelo mosquitos Aedes egypt.

De acordo com a gerente de atenção à saúde da Secretaria de Sapude do Piauí (Sesapi), Miriane Araújo, esses dez bebês serão acompanhados mesmo não possuindo microcefalia causada pelo zika. Esses bebês nasceram com o perímetro igual ou inferior a 32cm, porém no decorrer do acompanhamento desses pacientes, descartamos microcefalia causada pelo vírus zika. Para os critérios de vigilância dos casos, esses bebês são descartados o que não quer dizer que não serão acompanhados até os dois anos de idade”, explicou a gerente.

Os casos de microcefalia foram registrados em 40 municípios e aqueles que vieram a óbito estão sendo investigados pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Ainda de acordo com informações da gerente de Atenção à Saúde, esses dados tendem a aumentar e são importantes para o controle da doença. “O Ministério da Saúde está intensificando as campanhas para o combate do mosquito, mas a população precisa fazer sua parte. A doença pode ser eliminada se o mosquito for”, declarou Miriane Araújo.

Dengue no Piauí
No primeiro mês de 2016, o Piauí registrou 92 casos notificados de dengue, apresentando uma incidência 2,9% por 100 mil habitantes. A doença foi detectada em 26 municípios e 198 não apresentaram registro ou estão sem alimentar o sistema de dados do Estado.

Os municípios com maior número notificados de dengue foram Teresina (24), Picos (15), Parnaíba (10), Guaribas (5), Simplício Mendes e Oeiras (4), Esperantina e Altos (3) e Alvorada do Gurguéia (2), os demais municípios apresentaram uma notificação cada.


Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...