terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Firmino: prioridade para 2016 é mobilidade e transporte coletivo

Também aguardam autorização do ministério para início das obras o corredor exclusivo para ônibus da avenida Duque de Caxias e para o alargamento da Avenida dos Expedicionários. Alguns corredores, como os das avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia, já estão em execução

O
prefeito Firmino Filho levou hoje (02) a sua mensagem para a Câmara de Vereadores na abertura do Ano Legislativo. O chefe do executivo fez uma prestação de contas das ações que foram desenvolvidas no ano passado, explanou o que está em andamento e ainda as obras que serão priorizadas em 2016. O foco estabelecido para este ano foi mobilidade urbana e transporte coletivo.
Segundo levantamentos do Departamento Nacional de Trânsito, Teresina quase triplicou o número de veículos em suas ruas num prazo de 10 anos. Até dezembro do ano passado, tinha-se mais de 433 mil veículos transitando. A reflexão feita pelo prefeito é de que a capital, assim como todo o país, estavam indo na contramão do desenvolvimento, priorizando o transporte individual em detrimento do coletivo.
Por isso, sob a tutela dos vereadores da cidade, a Prefeitura vem colocando em prática o Plano Diretor do Transporte Público, debatido e aprovado na Câmara. Esse planejamento prevê um conjunto de obras físicas e modificações estruturais do trânsito para que o transporte coletivo possa ser mais eficiente, levando e trazendo os passageiros todos os dias em menor espaço de tempo, garantindo conforto e comodidade.
Muitas obras já estão em andamento. É o caso, como foi explicado pelo prefeito Firmino Filho aos vereadores, da ponte Anselmo Dias, que diminuirá consideravelmente as distâncias entre a região do Grande Dirceu e a zona sul. "Essa ponte é maior obra da Prefeitura, com cerca de R$ 72 milhões de investimento. É importante destacar que ela é a primeira ponte a ser construída priorizando o transporte coletivo. Ela tem 320 metros de extensão e seis pistas, assim como a Estaiada. Ela tem uma largura três vezes maior que a ponte Wall Ferraz. E as pistas centrais serão destinadas exclusivamente para o transporte coletivo, fazendo um conjunto com o terminal de integração que está sendo construído em frente a Fundação Bradesco. A população do Dirceu Arcoverde vai chegar muito mais rapidamente ao centro através da Barão de Gurgueia, da Miguel Rosa", destacou.
Uma outra ponte também será um importante canal de tráfego entre a zona norte e o centro. Trata-se da ponte Vieira Toranga, que já tem projeto pronto e aguarda apenas a autorização do Ministério das Cidades para que seja assinada a ordem de serviço. "Também está no nosso planejamento a ponte Vieira Toranga, a segunda ponte do Poti Velho. Os investimentos são de R$ 18 milhões, com recursos do Ministério das Cidades. Essa ponte terá 240 metros e três pistas, fazendo um binário com a ponte Mariano Castelo Branco, que fará o sentido Santa Maria da Codipi/Centro, e a nova ponte fará o sentido contrário. Essa ponte está licitada, aguardando apenas a autorização do Ministério das Cidades para que possamos assinar a ordem de serviço", comentou.
Também aguardam autorização do ministério para início das obras o corredor exclusivo para ônibus da avenida Duque de Caxias e para o alargamento da Avenida dos Expedicionários. Alguns corredores, como os das avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia, já estão em execução.
Ainda segundo Firmino Filho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, através da Coordenação de Asfalto, está fazendo a pavimentação asfáltica das principais ruas e avenidas, aquelas que são ou serão utilizadas pelos coletivos.
Ao final de seu discurso, o prefeito Firmino Filho assegurou que todas as ações planejadas e executadas pela Prefeitura são integrantes de um plano maior que tem como meta o bem estar da população e o desenvolvimento da cidade. "Estamos no caminho correto. A porta pode ser a mais estreita, mas é nela que nós temos que entra porque o discurso fácil não nos atrai. O que queremos é construir o sonho de Teresina. Para isso, todos os nossos esforços, toda a nossa equipe, os servidores, a nossa fé a nossa esperança no povo", finalizou.



Fonte: JL/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...