terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Motolâncias do SAMU de Teresina prestam primeiro atendimento

Frota é composta por cinco motos, sendo três novas e duas de reserva técnica

A
população de Teresina é atendida por motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que conta com cinco motos, sendo três novas e duas que ficam na reserva técnica.
Segundo normas do Ministério da Saúde, em relação ao quantitativo populacional de Teresina, seriam necessárias duas motolâncias para cobrir o atendimento da cidade. Com as motolâncias são realizados, em média, dez atendimentos por dia, a partir de chamada telefônica pelo 192.
A motolância é equipada com um baú contendo equipamentos e medicamentos para atendimentos de urgência, como cilindro de oxigênio e desfibrilador. “Basicamente ela leva todo o material que existe na ambulância. É conduzida por técnico socorrista capacitado para fazer o primeiro atendimento em casos de acidentes com traumas, com a imobilização de membros, e em casos de parada cardíaca são administrados medicamentos enquanto a ambulância chega”, explica Marcelo Benício, diretor geral do SAMU.
Marcelo também destaca que a frota de motolâncias é usada quando as ambulâncias estão em locais distantes e demorariam a prestar atendimento e nos casos onde é mais difícil o acesso das ambulâncias. “Trabalhamos para estar no local do atendimento o mais rápido possível e salvar vidas”, afirma.
Para garantir melhores condições de trabalho para os profissionais o SAMU recebeu esta semana da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) macacões e botas para o uso durante o trabalho. “Os materiais serão distribuídos para os funcionários, pois os que estão em uso já estão desgastados”, fala o diretor.
A presidente da FHT, Fátima Garcêz, explica que os profissionais realizam atividades de risco e em vias públicas, necessitando estarem bem protegidos. O investimento da FHT com a aquisição dos materiais foi da ordem de R$ 87 mil.
O SAMU de Teresina conta com dez ambulâncias, sendo duas de suporte avançado. Toda a frota é composta por veículos novos.




Fonte: JL/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...