terça-feira, 1 de março de 2016

Inquérito aponta falha humana em acidente de metrô e trem em Teresina

Polícia Civil afirma que condutor do metrô deveria ter esperado trem passar.
Ministério Público vai analisar o caso e decidir se encerra ou não.



Do G1 PI
Acidente entre metrô e trem na Zona Sul de Teresina (Foto: Magno Bomfim/TV Clube)

Foi concluído nesta terça-feira (01) o inquérito que apura o acidente envolvendo o metrô de Teresina e um trem de carga no dia 11 de novembro de 2015. Segundo as investigações das empresas envolvidas e Polícia Civil, o motivo do acidente foi uma falha humana. O inquérito apontou que o condutor do metrô avançou o marco da guarita 1 o que fez os veículos colidirem. Duas pessoas morreram na colisão.

Acidente entre metrô e trem em Teresina (Foto:
Ellyo Teixeira/G1)

“Foi feita uma investigação da polícia e outra paralela realizada pelas empresas responsáveis pelos veículos. Ambas chegaram a mesma conclusão de que o maquinista invadiu o marco da guarita 1 e colidiu com o trem de carga, porém não sabemos o motivo dele ter feito isso. O crime foi culposo, mas como o condutor veio a óbito, obviamente não podemos indiciá-lo”, explicou o delegado responsável pelo caso, Flávio Rangel.

Ainda de acordo com informações do delegado, o caso foi encaminhado para a Justiça para que o Ministério Público, titular da ação penal, analise o inquérito. O órgão pode dar o caso como encerrado ou pode solicitar novas diligências.

Transnordestina apontou erro
Um dia após o acidente, em 12 de novembro de 2015, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), uma das gestoras da linha férrea, em nota para o G1, afirmou que a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) teria descumprido um procedimento operacional e provocado o acidente entre o metrô de Teresina e um trem de carga.

“As primeiras investigações indicam descumprimento do procedimento operacional pelo Metrô de Teresina, que teria avançado uma SB (seção de bloqueio) sem permissão. O trecho ferroviário onde ocorreu o acidente é compartilhado entre as empresas”, diz trecho da nota. Ainda de acordo com a empresa, SB é quando um trecho fica bloqueado para determinado fim, sendo que fica proibido o uso daquela área para outra atividade.

Entenda o caso
Uma colisão entre o metrô de Teresina e um trem de cargas deixou duas pessoas mortas e uma ferida no dia 11 de novembro de 2015. O acidente ocorreu próximo à passagem de nível da Avenida Higino Cunha, na Zona Sul da capital. Duas pessoas morreram e uma vítima ficou ferida porque pulou do veículo antes da colisão. A mesma foi resgatada pelo Samu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...