terça-feira, 22 de março de 2016

Projeto 'Era uma vez' aproxima crianças e idosos abandonados no PI

Projeto é realizado por um grupo intergeracional para integrar as gerações. Crianças e idosos se encontram para conversar e compartilhar afeto

A
proximar crianças e idosos que vivem em abrigos é o principal objetivo do projeto “Era uma vez” desenvolvido por um grupo intergeracional em Teresina que promove o convívio entre os dois grupos que vivem em situação de abandono. O psicólogo Soares Neto, que faz parte do projeto, conta que os idosos chegam nos abrigos muito fragilizados.

“Eles geralmente vem bem fragilizados e a gente trabalha em cima disso, desse reestabelecimento de vínculos familiares. O idoso, geralmente chega na instituição, frágil, triste e se sente isolado”, declarou.

A chefe da divisão de alta complexidade da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), Adelina Menezes, explica que o momento é de integração entre as gerações. “No momento em que a gente integra essas duas gerações, há uma auto estima, as crianças se sentem valorizadas e os idosos também porque ambos estão recebendo carinho. A criança oferta o carinho ao idoso e vice versa”, explicou.

Foram realizados dois encontros no Parque Potycabana onde eles puderam conversar, se divertir, compartilhar afeto. As ações são acompanhadas por profissionais do Lar Santana e da Casa Reencontro, abrigos públicos da capital. Para a secretária municipal do trabalho e assistência social, Mauricélia Carneiro, ambas as partes ficam animadas com os encontros.

“Se você observar as crianças, elas ficam animadas, elas querem chegar, se aproximar. A dona do Carmo, que é uma das nossas idosas, diz que sente saudades deles. As crianças já se aproximam e perguntam 'você quer água vovô?'. É isso que a gente quer, essa construção de respeito”, declarou.




Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...