sábado, 23 de abril de 2016

Bebidas esportivas podem provocar erosão dentária




      

  O consumo prolongado de isotônicos pode causar erosão dentária. A afirmação é de um estudo liderado por Mark Wolff, professor e presidente do conselho da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. A divulgação do estudo foi feita em 3 de abril, na reunião anual da Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia, em Miami, também nos Estados Unidos.

       De acordo com a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), a erosão dentária provoca o enfraquecimento e a destruição do dente, independentemente da existência de bactérias. Trata-se de um processo progressivos e destrutivos, marcado pela perda do tecido duro dos dentes, por ação de ácidos presentes em alimentos, em bebidas ou oriundos dos organismos.
      Wolff destacou que “a pesquisa relacionou diretamente o ácido cítrico presente em bebidas esportivas com a erosão dentária”. Os pesquisadores observaram também que escovar os dentes logo depois da ingestão desse tipo de bebida pode trazer problemas ainda maiores. Os dentes podem estar mais suscetíveis às propriedades abrasivas dos cremes dentais devido ao fato de o esmalte estar amolecido.
        Segundo Wolff, deve-se esperar, pelo menos, meia hora para escovar os dentes após o consumo. É recomendável ainda o uso moderado de bebidas esportivas para evitar a erosão.
           A APCD alerta que o motivo mais frequente da erosão é a ingestão de bebidas energéticas, de refrigerantes, de sucos de frutas naturais ou industrializados, entre outros itens muito ácidos.
Mais informações:htt://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/04/06/ult4477u1501.jhtm
Correspondente: Advogado e Jornalista José Carlos Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...