No mesmo período do ano passado foram registrados 4.915 casos.
Do G1 PI

Casos de denge diminuiram quase 70% em Teresina (Foto: Divulgação/ Sesa)
Até esta segunda-feira (9) foram notificados 1.495 casos de dengue em Teresina. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), número quase 70% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.915 casos.
“Este número é reflexo da intensificação nas ações de combate ao mosquito, não apenas por parte da Prefeitura de Teresina, como também da população, que está mais consciente e contribuindo com o trabalho”, afirmou Francisco Pádua, presidente da FMS.
De acordo com o presidente ele, a operação Faxina nos Bairros tem sido uma das ações que tem gerado impacto positivo no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
“A Faxina nos Bairros tem sido muito bem acolhida pela população, que é o principal ator desse combate. Em 17 semanas de ação, já foram percorridas 68 regiões da cidade e recolhidas 3.228 toneladas de lixo. No último sábado (07) foi feita a 18ª edição, totalizando 72 bairros visitados, entre zona urbana e rural”, completa o presidente.
Outro dado positivo é que o Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de Teresina está em 0,1%. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde determinam que índices de até 1% são considerados satisfatórios. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2015 apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,2%, ou seja, esse índice caiu 50% em relação ao ano passado.
Este ano, até o dia 29 de abril, os agentes de endemias e veterinários da Gerência de Zoonoses da capital já fizeram a vistoria em 518.274 imóveis. Nessas visitas é feito o tratamento para acabar com focos do Aedes aegypti, bem como são eliminados depósitos que servem como criadouros de mosquito. "Essa luta contra o mosquito é contínua e diária e o poder público está fazendo sua parte e engajando a comunidade para manter a cidade saudável”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário