quinta-feira, 19 de maio de 2016

Celebração da Santa Missa na Igreja do Divino Espírito Santo em Alvarães - Amazonas em 7/5/16.



Fonte Tropical Noticias
Jornalista Raimundo Martins


A Festa do Divino Espírito Santo acontece no domingo de Pentecostes , 50 dias depois da Páscoa. A data comemora a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e é realizada em diversas cidades do País. Fiéis recorrem ao Espírito Santo com pedidos e promessas, em busca dos mesmos milagres solicitados aos santos da igreja católica.

O Divino Espírito Santo não é santo nem padroeiro, mas uma divindade para agradecer e festejar. É uma força representada pela pomba branca, pelas bandeiras coloridas e pelo mastro, que anuncia um novo tempo por meio da propagação de sete dons: fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor a Deus. A Festa do Divino é baseada principalmente nas relações de parentesco e vizinhança, que se organizam em mutirões, para arrecadar fundos para a própria comunidade.

Embora seja marcada pelo viés religioso, com procissões, novenas e missas, a celebração do Divino Espírito Santo revela um forte caráter folclórico, com suas tradições e ampla participação popular. Uma das festas mais importante acontecem na cidade de Alvarães, uma pequena cidade da região norte da Amazonas, com 15 mil habitantes. Umas tradições indignas. Cada cidade que a realiza acrescenta sua cultura na comemoração.

Devotos da cidade e comunidades rurais além de visitantes participaram ativamente das festas mais tradicionais da região, as atrações locais agitam milhares de pessoas que se aglomeraram em avenida e praça, numa grande estrutura montada ao ar livre, o que se torna a festa inusitada e atraente é o ritual como ela é realizada, a alvorada e todas as programações do festejo na última noite de festa, procissão que o termino no lago de Alvarães.

As alvoradas e passeatas - cortejos pela cidade e visitas às casas; fogos de artifício pela manhã, para acordar e alegrar os que ainda dormem. Que nela existe uma tradição indignas do Divino Espírito Santo uma festa religiosa que teve inicio no dia 4 o terminará dia 14 de maio as ruas e avenidas são enfeitadas com faixas e bandeiras com as cores vermelha e branco, uma festa que muitas pessoas de outras cidades a acompanha de perto. Dia dia 7/5 a santa missa foi celebrada pelo Padre José Joaquim Barbosa e pelo Padre Mellon, uma celebração muita bonita onde o Padre Zezinho com o tema muito bonito falando sobre os católicos

Alvarães tem a sua potencialidade, pode ver algumas coisas diferente de outras cidades com cinco Igrejas Católica e Apostólica Romana no centro da cidade, e que são realizadas 5 festas religiosa por ano, segundo o relato do Padre Mallon.
Quermesse - barracas com comidas e bebidas típicas e apresentações musicais, danças, cantorias, folclóricas vindas da cultura afro-brasileira. Uma encenação de batalhas medievais entre mouros e cristãos, presos políticos, trazendo a fartura e o perdão ao mundo.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...