segunda-feira, 2 de maio de 2016

Eleitores dormem na rua para tirar título em São Raimundo Nonato no PI

Filas gigantescas se formam nos arredores do Cartório Eleitoral da cidade.
Cidadãos chegam de vários municípios da região em busca de atendimento.

Do G1 PI
Pessoas levam colchões para pernoitar em frente ao Cartório (Foto: Juliano Arão/Arquivo Pessoal)

Eleitores de municípios da região de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, estão sendo obrigados a dormir na rua para garantir o atendimento no Cartório Eleitoral da cidade. O último prazo de expedição do título de eleitor para adolescentes de 16 e 17 anos, mudança de domicílio e regularização do documento termina na próxima quarta-feira (4) e as filas gigantescas se formam no entorno do cartório.

Há vários dias, quem passa pelas ruas próximas ao Cartório de São Raimundo Nonato se depara com o sofrimento das pessoas que tentam a expedição do documento. Muitos levam colchões e cobertores e passam a noite na calçada da rua para tentar conseguir uma senha e serem atendidos. Mesmo assim, alguns voltam para as cidades onde moram sem o procedimento realizado.


É o caso do jovem Mateus Gomes de Oliveira, 16 anos. Ele saiu da zona rural de Dom Inocêncio, a cidade da região que fica mais distante de São Raimundo, cerca de 100 km. Em entrevista ao G1, o adolescente, que tenta exercer o direito ao voto pela primeira vez em 2016, disse que saiu de casa na madrugada do domingo (1º) e dormiu na calçada para tentar a expedição do título nesta segunda-feira (2).

“Já é a terceira vez que eu venho lá de Dom Inocêncio e não consigo ser atendido aqui no Cartório. O jeito é trazer colchão e coberta e passar a noite aqui para guardar um lugar na fila. Cheguei em São Raimundo ontem bem cedo da manhã e até agora estou aqui sem atendimento e não tem nem previsão se vou conseguir hoje”, relatou.

O descaso com os eleitores da região de São Raimundo Nonato se arrasta desde 2015. Em setembro, o G1 mostrou a situação e contou o drama dos cidadãos que buscavam atendimento para fazer o cadastramento biométrico. Na época, eleitores relataram à reportagem que algumas pessoas chegaram a desmaiar na fila. Passados oito meses, a situação apenas se agravou.
Longas filas se formam há cerca de um mês no cartório (Foto: Juliano Arão/Arquivo Pessoal)

O Cartório Eleitoral de São Raimundo Nonato concentra o atendimento a todos os eleitores da 13ª e da 95ª Zona Eleitoral, funcionando em regime de central para 11 cidades da região. Ao todo, são mais de 70 mil atendidos nas duas zonas eleitorais e centenas de jovens que buscam o alistamento eleitoral pela primeira vez.

Procurado pela reportagem, o chefe de cartório da 95ª Zona, Simão Uchôa, admitiu a realidade das filas, mas culpou os próprios eleitores pela situação. Segundo ele, ano passado houve um mutirão com mais de 30 funcionários para atender a demanda do recadastramento biométrico, mas muitos eleitores não compareceram para fazer o procedimento e agora tentam regularizar o título.

“Os próprios eleitores se colocaram nessa situação. É coisa do brasileiro, que sempre deixa para a última hora. Sem contar que muitos vêm sem a documentação correta. Mas mesmo sendo culpa deles estamos fazendo o possível para mudar essa situação. O problema é que muitos fazem agendamento e não vem do dia agendado”, falou.

Ainda conforme o chefe do cartório, as filas devem aumentar ainda mais até a quarta-feira, quando acaba o prazo para alistamento e regularização. Para esta segunda-feira são 313 agendamentos, outros 319 para a terça-feira e mais 244 para a quarta-feira. Simão acredita que muitos irão faltar mais uma vez e por isso as senhas dos que faltarem serão distribuídas para os que aguardam sem agendamento na fila.

“O agendamento foi feito para facilitar a vida do eleitor, mas novamente o eleitor complica a própria vida. Então vamos entregar senhas dos que faltarem e repassar para esses que estão na fila. Antes nós atendíamos sem limite de senhas, mas foi ficando muito cheio e tivemos que limitar”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...