segunda-feira, 16 de maio de 2016

Missa na Igreja do Divino Espírito Santo em Alvarães - Amazonas



A Festa do Divino Espírito Santo acontece no domingo de Pentecostes , 50 dias depois da Páscoa. A data comemora a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e é realizada em diversas cidades do País. Fiéis recorrem ao Espírito Santo com pedidos e promessas, em busca dos mesmos milagres solicitados aos santos da igreja católica.

O Divino Espírito Santo não é santo nem padroeiro, mas uma divindade para agradecer e festejar. É uma força representada pela pomba branca, pelas bandeiras coloridas e pelo mastro, que anuncia um novo tempo por meio da propagação de sete dons: fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor a Deus. A Festa do Divino é baseada principalmente nas relações de parentesco e vizinhança, que se organizam em mutirões, para arrecadar fundos para a própria comunidade.

Embora seja marcada pelo viés religioso, com procissões, novenas e missas, a celebração do Divino Espírito Santo revela um forte caráter folclórico, com suas tradições e ampla participação popular.
 Festas mais importante acontecem em Alvarães região norte da Amazona. Umas tradições indignam Cada cidade que a realiza acrescenta sua cultura na comemoração. Alguns elementos marcantes dos festejos são:

Imperador ou Festeiro - pessoa escolhida para organizar, estruturar e divulgar a festa.

As alvoradas e passeatas - cortejos pela cidade e visitas às casas; fogos de artifício pela manhã.

Alvarães uma cidade pequena de 15 habitantes nela existe uma tradição indignas do Divino Espírito Santo uma festa religiosa que teve inicio no dia 4 o terminará dia 14 de maio as ruas e avenidas são enfeitadas com faixas e bandeiras com as cores vermelho e branco, uma festa que muitas pessoas de outras cidades a companham de perto, dia 7 a santa missa foi celebrada pelo Padre José Joaquim Barbosa e pelo Padre Mellon, uma celebração muita bonita onde o Padre Zezinho com o tema muito bonito falando sobre os católicos

Alvarães tem a sua potencialidade, pode ver algumas coisas diferente de outras cidades com cinco Igrejas Católica e Apostólica Romana no centro da cidade, e que são realizadas 5 festas religiosa por ano, segundo o relato do Padre Mallon Atama.

Um grupo de devotos que se reúnem para organizar, suas tradições, passa nas casas dos habitantes recolhendo oferendas e todo tipo de ajuda para a realização da Festa do Divino.

Quermesse - barracas com comidas e bebidas típicas e apresentações de grupos folclóricos e musicais.

Grupos de marujada, congada e Moçambique danças e cantorias folclóricas vindas da cultura afro-brasileira.
Cavalhada - encenação de batalhas medievais entre mouros e cristãos.

Mascarados, personagens típicos das cavalhadas saem pelas ruas a pé ou a cavalo. Conta-se que, antigamente, os mascarados eram escravos que participavam da festa e saíam com máscaras para não serem reconhecidos. Presos políticos, trazendo a fartura e o perdão ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...