terça-feira, 21 de junho de 2016

Alunos de escola pública fazem rifa para comprar papel em Teresina

Sem verba para materiais, eles precisam tirar dinheiro do próprio bolso. Unidade de educação municipal tem 109 alunos do maternal ao 5º ano

P
ais e alunos da Escola Municipal São José, do povoado Humaitá, na zona rural de Teresina, denunciam a situação precária do local. Sem verba para materiais básicos, eles precisam tirar dinheiro do próprio bolso ou recorrer a rifas para pagar folhas de papel. A unidade de educação tem 109 alunos do maternal ao 5º ano e enfrenta sérios problemas.

Nas salas de aulas é fácil detectar outro problema, a falta de fardamento dos alunos. Segundo os pais, a escola cobrou o valor, mas não entregou o material e eles esperam pelo fardamento desde abril do ano passado. Outro problema é a situação do ônibus que faz o transporte escolar.

São bancos rasgados, faltam cintos de segurança e a porta é amarrada com um pedaço de corda, colocando em risco a vida dos passageiros. “A gente pega o ônibus na parada e quando chegamos na escola é todo suado e sujo”, falou um dos alunos.

Uma mãe de aluno também denunciou que a porta do veículo chegou a abrir quando transportava alunos. “As crianças correm risco, pois tem dia que a porta abre porque é amarrada com uma corda. A situação é séria e a qualquer momento pode acontecer algo pior com as crianças”, relatou a mulher.

Sobre a rifa, a diretora substituta não viu nenhum problema na rifa e garantiu que é pela qualidade do ensino. “Nós não imaginávamos que iria gerar essa repercussão e insatisfação tão grande. Se algum pai tivesse chegado para a gente e comentado o que aconteceu iriamos resolver, mas eu não considero uma cobrança, estamos fazendo algo beneficente”, disse Simone Oliveira.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que não estava sabendo da rifa, que já encaminhou ofício para a direção da escola pedindo explicações e que as escolas municipais recebem recursos suficientes para mantê-las.

Sobre a questão das condições do ônibus escolar, a Semec repassou que todos passaram por vistoria do Detran no mês de maio.




Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...