sexta-feira, 24 de junho de 2016

MEC abre inscrições para Fies com 90 mil vagas a menos

Inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil do segundo semestre começam nesta sexta-feira, 24, e se estendem até as 23h59 do dia 29 de junho

A
s inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre começam nesta sexta-feira, 24, e se estendem até as 23h59 do dia 29 de junho. Ao todo, o Ministério da Educação vai ofertar 75 mil novas vagas.
A oferta do governo interino de Michel Temer representa um corte de 90 mil vagas em relação ao proposto pelo governo da presidente eleita Dilma Rousseff. A gestão do ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, previa 165 mil vagas para o Fies no segundo semestre de 2016. As vagas representariam a soma entre as 115 mil vagas não preenchidas no primeiro semestre do Fies e as 50 mil vagas restantes do número de equilíbrio do programa.
Para participar, os candidatos devem ser inscrever apenas pela internet, no site da seleção do Fies. Não há cobrança de taxas e as instituições de ensino superior devem garantir acesso gratuito à internet para inscrição dos candidatos.
A novidade desta edição é a ampliação da renda mensal bruta per capita de 2,5 para 3 salários mínimos, ou seja, de R$ 2.200 para R$ 2.640, para ter acesso às bolsas do programa. No dia do anúncio, o ministro ressaltou que o objetivo da iniciativa era ampliar o acesso às bolsas de estudos para famílias que também faziam parte do perfil do programa federal, mas que não eram atendidas.
Além de cumprir o critério de renda, poderão se inscrever os candidatos que ainda não tenham concluído o ensino superior, mas tenham obtido média acima de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição do exame de 2010, e nota superior a zero na redação.
O candidato ao Fies poderá indicar apenas um único curso e turno de graduação de seu interesse. Ao longo do período de inscrição, o estudante poderá alterar sua opção de vaga.
O resultado do Fies será divulgado no dia 30 de junho. Na mesma data, será divulgada uma lista de espera, para o caso de disponibilidade de vagas após a rodada de oferta. No dia 1° de julho, os pré-selecionados terão de concluir a inscrição no SisFies (Sistema Informatizado do Fies). Já os estudantes da lista de espera que forem pré-selecionados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de cinco dias úteis.
Segundo o edital, a escolha dos estudantes no site da seleção do Fies "assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram, (...) estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies - Sisfies".



Fonte: JL/247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...