quarta-feira, 8 de junho de 2016

Piauí recebe 47 denúncias de trabalho infantil em apenas um ano

De acordo com a PNAD, 200 mil menores estão trabalhando no estado.
Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil será lembrado no domingo (12).

Em apenas um ano, foram feitas 47 denúncias na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no estado envolvendo trabalho infantil. Destas, 33 estão sendo investigadas e cinco foram confirmadas. Os dados foram discutidos no I Seminário Piauiense de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (SEPIETI) realizado nesta terça-feira (7).

O evento teve como tema: “O trabalho Infantil na Cadeia Produtiva: as marcas de um processo destruindo a infância” e o evento marca o calendário de atividades da campanha “Ocupação de criança é ser criança”, da Prefeitura de Teresina.

As denúncias que chegaram à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, foram identificadas em postos de lavagem dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Parnaíba e Teresina; em restaurantes de Pedro II, Luís Correia e Teresina; trabalho degradante em fazendas, em São Miguel do Tapuio, dentre outras.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 200 mil crianças e adolescentes estão trabalhando no Piauí, o que representa 12% dos casos de trabalho infantil registrados no Brasil.

Para o procurador do Trabalho, Edno Moura, esta é uma questão em que a sociedade deve estar consciente. “Estamos buscando conscientizar a sociedade, colocar o poder público mais próximo da sociedade para tenha condição de visualizar esse trabalho sem a necessidade, efetivamente, de uma denúncia”, frisou.

De acordo com Villar Neto, técnico de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Teresina, esta questão parte do comportamento cultural. “Trabalho infantil é algo cultural. Nossos pais e nossos avôs trabalharam desde criança e acabam reproduzindo que o trabalho edifica o homem e que tem que ter trabalhar desde cedo. Mas estamos falando de realidade e contextos diferentes”, lembrou.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil será lembrado no próximo domingo (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...