sábado, 18 de junho de 2016

São Luiz - Maranhão Patrimônio Cultural da Humanidade. Uma viagem ao tempo - jornalista Raimundo Martins


Fonte Tropical Noticias
Jornalista Raimundo Martins

Andando pelas ruas do centro histórico de São Luiz, olhando os revestimentos os famosos azulejos portugueses. Há também exemplares franceses, belgas e alemãs - que decoram os prédios do Centro Histórico não se limita às funções estéticas,vendo a conservação de muitos casarões deixa a desejar os detalhes das fachadas dos sobrados que se espalham por ruas de pedra, becos, ladeiras, praças, os prédios arquitetônicos constituem-se de sobrados, casas térreas e solares possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo loja comercial e os outros pisos residências


Praça João Lisboa - Homenagem ao jornalista João Lisboa, é uma das antigas e belas praças de São Luís com um conjunto arquitetônico que inclui o Convento e Igreja do Carmo,entre outros prédios históricos.
Igreja do Carmo - Igreja que foi importante na estratégia de guerra dos portugueses para expulsar os holandeses.
 Igreja da Sé - De origem portuguesa do século XVI, a catedral metropolitana de São Luis tem seu altar-mor tombado pelo Patrimônio Histórico.

A Fonte do Ribeirão está situada num pequeno largo entre as ruas do Ribeirão, das Barrocas e dos Afogados, no Centro Histórico de São Luiz e é considerada um dos pontos turísticos mais importantes da cidade.


Aplicados na fachada das residências no século 19, foram fundamentais para a adaptação dos portugueses ao clima equatorial ao refletirem a luz do sol, amenizavam o forte calor da região. Os solares, sobrados suntuosos, possuem muitos detalhes refinados, e as casas térreas, por fim, passíveis de várias classificações por exemplo, morada inteira: porta com duas janelas de cada lado; meia morada: porta lateral e duas janelas.



O antigo convento abriga um espaço cultural onde estão o Memorial José Sarney, com objetos relacionados ao ex-presidente; e também o Museu da Memória Republicana. Em julho, é palco do Vale Festejar um São João fora de época. A mais bem conservada fonte de São Luis foi inaugurada em 1796. Traz cinco jorros de água que saem da boca de carrancas e de esculturas de peixes e deuses. 
 


A igreja erguida pelos jesuítas em 1699 passou por uma série de reformas desde a inauguração. Em 1922, a fachada ganhou detalhes neoclássicos, enquanto nos anos 50 o teto da nave foi incrementado com pinturas. O altar-mor, porém, foi preservado, com rebuscadas talhas douradas barrocas do século 





Em São Luís, no início do século XVIII, estando a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário à procura de um terreno para fundar uma igreja em homenagem ao seu orago, recebeu em maio de 1717 dos frades carmelitas a doação de um terreno que ficava no mesmo local onde havia sido construída, pelos frades franciscanos franceses, em 1612, a segunda mais antiga edificação religiosa de São Luís, a qual foi ocupada, após a expulsão daqueles, por frades carmelitas durante cerca de uma década, ficando assim o lugar conhecido como “Carmo Velho

Maior conjunto arquitetônico do século XVII. Patrimônio Cultural da Humanidade. Os prédios coloniais destacam-se pelos azulejos e mirantes. As ruas preservam o calçamento de pedra de cantaria. Chamam atenção os becos, as ladeiras e escadarias. Alguns casarões servem de repartições públicas, galerias, lojas de artesanato e teatros. Entre as edificações históricas a serem destacadas, encontram-se O Palácio dos Leões (sede do governo do estado), Em estilo neoclássico. Palacio de Lavardière. Data de 1689, onde funcionavam a Câmara e cadeia. Atualmente é a sede da Prefeitura de São Luis.
a Catedral de São Luiz, o Palácio Episcopal, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário,
Casa das Minas, o Teatro Artur Azevedo, Hotel Ribamar, casa do jornal expresso e muitos outros. 
 Prédio da Prefeitura de São Luiz



Palácio da Justiça
Palacio do Governo do Maranhão






Teatro Artur Azevedo




1º hotel RIBAMAR
Prédio do jornal expresso






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...