quarta-feira, 27 de julho de 2016

70% dos prefeitos não preencheram questionário exigido pelo TCE-PI

Gestores municipais terão até o dia 31 para prestar responder questionário.
Cidadão pode verificar se o prefeito da sua cidade forneceu as informações.

Todos os prefeitos piauienses são obrigados a preencher o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), um questionário exigido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que mede a eficiência das políticas públicas desenvolvidas pela administração dos municípios. O prazo para os prefeitos preencherem era até o dia 15 de julho e foi prorrogado até o próximo dia 31.

Mas apesar da prorrogação, apenas 70% dos gestores municipais ainda não responderam aos questionamentos exigidos. De acordo com o conselheiro Jailson Campelo, a resposta ao questionário é importante para o bem da população, pois a iniciativa tenta medir a qualidade da aplicação dos recursos públicos e avaliar a efetividade das ações por parte dos prefeitos.

"O objetivo é identificar quais são os municípios que tem problemas em determinadas áreas, auxiliá-los no planejamento das suas ações para melhorar a vida do cidadão e auxiliar o próprio Executivo estadual na aplicação dos seus recursos. então essas respostas são imprescindíveis para que possa haver um planejamento eficaz para melhorar a vida odo cidadão", falou.

Conforme Jailson Campelo, o prazo esticado até 31 de julho não será mais prorrogado, pois existe um calendário nacional onde haverá a consolidação dos dados em todo o país. Segundo ele, o município que ficar de fora terá maior rigor na fiscalização do TCE e ainda poderá sofrer penalidades. A ausência de resposta pode até mesmo interferir no julgamento de contas da gestão municipal.

Os moradores de cada município podem conferir se o prefeito da sua cidade prestou as informações exigidas no questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal no site do TCE-PI. O endereço é www.tce.pi.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...