Especialistas dizem que há riscos de acidentes mesmo com baixa voltagem. Eletrobras PI já emitiu notificações para empresas se adequarem às normas
F |
José Francisco se mostra indiguinado com a situação de perigo por conta dos fios soltos. "Isso não é coisa que se faça não. Eles não se importam com isso, não se importam se alguém morra ou não morra", disse o aposentado.
O gerente de serviços técnicos e comerciais da Eletrobras, Adail Viana, alerta que as redes de telefonias da áreas estão antigas e fora do padrão. "Estão muito antigas, fora do nosso padrão, fora da altura mínima permitida, e isso, claro, tem permitido sérios prejuizos a Eletrobras e aos seus consumidores. Isso está se tornando muito frequente, principalmente na região do Ccentro, porque é uma parte mais antiga", falou.
A altura mínima de fios telefônicos em cruzamentos de ruas deve ser de pelo menos de cinco metros. Já a rede elétrica tem a altura padrão de cinco metros e quarenta centímetros. O problema maior é quando esses limites não são respeitados, ocasionando em acidentes.
O comerciante Nonato Alves conta que os acidentes são frequentes. "Estes já foram trocados duas ou três vezes, exatamente porque os caminhões mais altos passam e pegam nos fios. E é muito perigoso porque pode causar um transtorno maior", contou.
A Eletrobras Piauí informou que fez o mapeamento de regiões que oferecem riscos, que já emitiu notificações e solicitou as empresas de telefonias providências para se adequar às normas.
Fonte: JL/G1PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário