terça-feira, 26 de julho de 2016

Fios antigos da Cepisa no Centro de Teresina preocupam população

Especialistas dizem que há riscos de acidentes mesmo com baixa voltagem. Eletrobras PI já emitiu notificações para empresas se adequarem às normas

F
ios elétricos, de tefone, de internet e de TV a cabo. Agora imagine um emaranhado desdes fios juntos, alguns soltos e outros baixos, pois esse é o cenário do centro comercial de Teresina. Apesar de muitos desde fios serem de baixa tensão, a população que frequenta a área tem se preocupado, já que para especialistas há risco de causar acidentes.
José Francisco se mostra indiguinado com a situação de perigo por conta dos fios soltos. "Isso não é coisa que se faça não. Eles não se importam com isso, não se importam se alguém morra ou não morra", disse o aposentado.
O gerente de serviços técnicos e comerciais da Eletrobras, Adail Viana, alerta que as redes de telefonias da áreas estão antigas e fora do padrão. "Estão muito antigas, fora do nosso padrão, fora da altura mínima permitida, e isso, claro, tem permitido sérios prejuizos a Eletrobras e aos seus consumidores. Isso está se tornando muito frequente, principalmente na região do Ccentro, porque é uma parte mais antiga", falou.
A altura mínima de fios telefônicos em cruzamentos de ruas deve ser de pelo menos de cinco metros. Já a rede elétrica tem a altura padrão de cinco metros e quarenta centímetros. O problema maior é quando esses limites não são respeitados, ocasionando em acidentes.
O comerciante Nonato Alves conta que os acidentes são frequentes. "Estes já foram trocados duas ou três vezes, exatamente porque os caminhões mais altos passam e pegam nos fios. E é muito perigoso porque pode causar um transtorno maior", contou.
A Eletrobras Piauí informou que fez o mapeamento de regiões que oferecem riscos, que já emitiu notificações e solicitou as empresas de telefonias providências para se adequar às normas.


Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...