sábado, 6 de agosto de 2016

Partidos enfrentam conflitos em convenções de última hora

Convenção do PSTU na tarde de ontem, em Teresina: chapa pura na disputa para a prefeitura da capital Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período para realizar as convenções partidárias iniciou no dia 20 de julho e encerrou ontem, 5 de agosto. As coligações e partidos devem solicitar ao juízo eleitoral o registro de seus candidatos até as 19h do dia 15 de agosto. Ontem, no último dia do prazo, mais de 15 municípios ainda estavam realizando convenções partidárias para definir os candidatos. Em muitas delas ainda tinha conflito até na hora da convenção.
Em Teresina, o PSTU e o PSOL deixaram para a última hora as convenções partidárias. O PSTU homologou o nome da professora Luciane Santos e o PSOL o nome do professor Diego Everton, que disputarão a Prefeitura cada um em chapa pura. Em Oeiras, o prefeito Lukano Sá (PSB) está apoiando o empresário José Raimundo para a Prefeitura. O candidato a vice era José Augusto Nunes, indicado pelo ex-governador Wilson Martins, presidente do PSB no Piauí.
Na hora da convenção, porém, já com material de propaganda pronto, o nome do candidato a vice foi mudado. O vereador Martinho Meneses (PSB) passou a ser o candidato a vice na chapa, irritando Wilson Martins, que deixou a convenção. Em Parnaíba, a deputada estadual Juliana Falcão (PMDB) tinha desistido da disputa. Depois de muita conversa, apresentaram o nome do vereador Gerivaldo Benício (PDT) para ser o candidato do grupo apoiado pelo ex-governador Zé Filho.
Ontem, houve reuniões do grupo desde a manhã até o final da tarde, na hora da convenção. A deputada Juliana ensaiou um retorno à campanha, mas Gerivaldo não abriu mão. A chapa foi formada com Gerivaldo como candidato a prefeito e médico Darlan Barros como vice. Esses foram exemplos dos conflitos para a disputa de prefeitura até na hora das convenções. Mas ontem ainda estavam fechando ou homologando chapas nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Angical, Avelino Lopes, Júlio Borges, Rio Grande do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, Francisco Ayres, Mi-guel Alves, Pio IX, Caraúbas, dentre outros.
As eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador acontecem em todo o país no dia 2 de outubro. O segundo turno ocorrerá no dia 30 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, que no Piauí tem apenas Teresina.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...