quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Quase 20% dos prefeitos do Piauí desistem de disputar a reeleição

Estudo da CNM feito em julho mostra intenção de disputa por novo mandato.
No Piauí, 167 dos atuais gestores municipais têm o direito à reeleição.

Do G1 PI
Maioria dos gestores alega dificuldades para administrar os municípios (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Dos 224 municípios do Piauí, em 167 os atuais prefeitos têm o direito de disputar a reeleição e tentar mais um mandato. No entanto, somente 133 afirmaram que vão para a disputa, segundo estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Outros 32 gestores piauienses preferiram não concorrer no pleito de outubro, número que representa 19,16%. Um gestor estava indeciso quando foi ouvido no final de julho.


Em quatro cidades do Piauí a CNM não conseguiu pesquisar. De acordo com o estudo, o principal motivo pelo qual os gestores estão abrindo mão do direito de disputar um novo mandato são as dificuldades da gestão, seguido pela falta de interesse em continuar sob o comando de suas cidades.

A pesquisa mostra que 35,4% dos prefeitos que desistiram da disputa em todo o país alegaram dificuldades para administrar os municípios, enquanto 19% falaram em falta de interesse.

Em todo o Brasil, 68,8% dos atuais gestores com direito a reeleição decidiram entrar na disputa por um novo mandato e mais de 23% acabaram desistindo. O número de prefeitos com a intenção de disputar um segundo mandato consecutivo nas eleições deste ano é o menor dos últimos três pleitos. O estudo da CNM não conseguiu pesquisar as intenções de disputa em 6,1% dos municípios do país.

Essa quantidade pode sofrer modificação até as eleições, pois os candidatos homologados em convenção têm até o dia 15 deste mês para solicitarem o registro de suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral e alguns podem ter os pedidos indeferidos. Caso haja algum tipo de pendência ou irregularidade grave, algumas candidaturas também podem ser impugnadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...