quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Igreja São Benedito em Teresina é interditada após teto desabar

O templo católico tem mais de 140 anos e foi o terceiro a ser construído na capital. O arquiteto foi o Frei Serafim de Catânia, um italiano missionário da Ordem dos frades Capuchinhos

 
U
ma parte de uma das torres da Igreja São Benedito, no Centro de 
Teresina,  desabou nesta quarta-feira (14), derrubando também teto, forro e chegando até os bancos do local. Segundo o pároco do templo, Frei Edmilson, o fato ocorreu durante a madrugada e não deixou ninguém ferido. O local foi interditado por tempo indeterminado e deve passar por reformas.
“O sacristão chegou pela manhã se deparou com ela toda suja. Caiu uma peça de adobo, um obelisco da torre sul da Igreja. Caiu por cima do teto, que levou o forro e bateu nos bancos e no chão. Um engenheiro veio aqui e nos explicou que antigamente as construções eram feitas sem ferro ou cimento, que se desgastou com o tempo e acabou acontecendo isso”, disse o frei.
O templo católico tem mais de 140 anos e foi o terceiro a ser construído na capital. O arquiteto foi o Frei Serafim de Catânia, um italiano missionário da Ordem dos frades Capuchinhos. A igreja foi construída em regime de mutirão e todo o material de construção empregado na edificação foi, a princípio, doado pelo governo da época e, também, pela comunidade que ajudou a transportá-lo para o canteiro de obras.

Antes do ocorrido, a igreja estava funcionando normalmente e estava com sua agenda lotada de eventos como missas de formatura e casamentos além das cerimônias normais. Com o desabamento, o local foi interditado por tempo indeterminado.

“Foi uma providência divina isso ter acontecido de madrugada. No dia anterior, ela estava lotada de gente. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) veio até aqui, a igreja é tombada, e deu uma olhada. A arquidiocese vai se organizar para fazer um projeto de reforma, já que a última obra ocorreu no final da década de 1980”, disse Frei Edmilson.

A arquidiocese vai pedir a vistoria do local por um engenheiro e verificar a possibilidade de ser isolada apenas a parte da igreja que foi atingida. A intenção é continuar com as celebrações diárias. Com a interdição, as missas estão sendo realizadas no Salão do Pão de Santo Antônio, que faz parte da São Benedito.



Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...