sexta-feira, 23 de setembro de 2016

TRE-PI já recebeu quase 900 denúncias através do aplicativo Pardal

Eleitores utilizam ferramenta para denunciar atos ilícitos nas campanhas. Denúncias são avaliadas pelo TRE e podem virar investigação

O
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu até a manhã da quarta-feira (21) um total de 867 denúncias de eleitores por meio do aplicativo Pardal. A ferramenta criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os próprios eleitores denunciem irregularidades cometidas por candidatos durante as campanhas.
De acordo com o TRE, 49% das denúncias são referentes à propaganda eleitoral irregular, 12% por crimes eleitorais, 10% por uso da máquina pública, 7% por compra de votos, 3% por doações e gastos eleitorais e 19% outros tipos. As cidades com mais denúncias são Teresina, Caridade do Piauí e Luis Correia.
Para o desembargador Valério Chaves, a quantidade de denúncias revela que o eleitor está mais interessado em fiscalizar o processo eleitoral e contribuir com a Justiça.
"É uma demonstração de que realmente o eleitor está acompanhando a campanha eleitoral e está interessado em primar pela regularidade das eleições e evitar a corrupção", falou.
Com o Pardal, o eleitor pode registrar atos ilícitos na campanha através de fotos ou imagens e mandar para o TRE. O órgão faz uma filtragem e caso a denúncia tenha embasamento, o caso pode ser investigado. Ao todo, mais de 10 mil candidatos disputam as eleições nos 224 municípios do Piauí.



Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...