sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

ESTATÍSTICA Retrospectiva 2016: veja os casos que tiveram repercussão no Piauí


G1 Piauí destacou os principais acontecimentos do 1º semestre deste ano. O especial Retrospectiva 2016 foi dividido em duas reportagens
 
Fatos positivos também geraram repercussão no Piauí. Na cidade de Santa Filomena, um garoto de oito anos sobreviveu após ter um galho atravessado no peito. Já em Teresina, uma criança virou exemplo na arte de economizar ao conseguir guardar moedas e comprar a sua primeira bicicleta.
O G1 Piauí registrou tudo e destacou os principais acontecimentos da Retrospectiva 2016 que foi dividida em duas reportagens. Nesta sexta-feira (30), você confere as notícias que chamaram a atenção entre os meses de janeiro e julho deste ano.

Tag Janeiro 2016 (Foto: Adelmo Paixão Neto)
1. Exemplo na educação
O filho de um pedreiro e de uma doméstica da pequena cidade de São Lourenço do Piauí, a 539 km de Teresina, 
foi aprovado para o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . Sérgio dos Santos Santana, 18 anos, estudou a vida inteira em escolas públicas do município, que possui pouco mais de 4 mil habitantes.

2. Tentativa de homicídio
O cantor Chambinho do Acordeon, que interpretou Luiz Gonzaga no cinema, 
sofreu uma tentativa de homicídio após se apresentar em uma casa de shows na Zona Leste de Teresina. O artista estava acompanhado da empresária e de um amigo, quando um motoqueiro atirou quatro vezes contra o carro em que estavam. Apenas o motorista ficou ferido.

3. Criminosa debochada
Uma mulher de 23 anos em liberdade provisória e monitorada por tornozeleira eletrônica foi presa em flagrante no Centro de Teresina com crack. 
Durante a prisão, a mulher ainda debochou dos policiais ao posar para foto.
A mulher já respondia pelo crime de roubo, previsto nos artigos 155 e 157 do Código Penal.

  •  
Tag Fevereiro 2016 (Foto: Adelmo Paixão Neto)
4. Maior cajueiro do mundo
Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) 
comprovaram que o cajueiro do Piauí, mais conhecido como 'Cajueiro Rei', é o maior do mundo.

Diferente do que se tem registrado no Guinness Book, que dá o título para o cajueiro do município de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.


5. Enxurrada destrói cemitérioAs enchentes que atingiram a cidade de Dom Inocêncio, Sul do Piauí, destruíram um cemitério na comunidade rural de Duas Barras, a 25 km da zona urbana.

A força das águas arrastou os restos mortais de várias pessoas que estavam sepultadas no local, e os familiares ainda tentam encontrar partes dos cadáveres para fazer um novo sepultamento.


6. Luta de Caio chega ao fim
Após mais de seis anos lutando contra uma leucemia aguda, 
o pequeno Caio Augusto Rodrigues faleceu ao apresentar insuficiência respiratória. O garoto de oito anos ficou conhecido nacionalmente pela campanha de doação de medula.
Nas redes sociais, muitos seguidores e amigos da família lamentaram a morte do menino, além de relembrar a luta enfrentada por ele nos últimos anos.

Tag Março 2016 (Foto: Adelmo Paixão Neto)
7. Planejamento financeiro
Luiz Fernando Nunes Rodrigues, de sete anos, mostrou que planejamento financeiro não tem idade. Desde setembro de 2015, o
 menino juntou cada centavo que ganhou para comprar, depois de seis meses de economia, a sua primeira bicicleta.
O garoto cursa o segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina. Determinado, o menino guardou moedas e o dinheirinho que ganhava em datas especiais como Natal.

8. Quatro irmãos morrem em acidente
Um grave acidente na PI-142 entre as cidades de Simões e Marcolândia, no Sul do Piauí, 
deixou quatro irmãos mortos e outra criança gravemente ferida. Além delas, dois adultos, sendo um deles pai das vítimas, estavam no carro e sofreram apenas ferimentos leves.
Segundo a Polícia Militar, o motorista perdeu o controle do veículo e desceu uma serra.

Tag Abril 2016 (Foto: Adelmo Paixão Neto)
9. Mãe de menina trans pede veto para lei
A mãe de uma criança trans de cinco anos escreveu uma carta para o Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), 
pedindo que ele vete o projeto de lei que proíbe a discussão de gênero em escolas da capital.

Além de considerar o PL retrógado, a família temia que a não abordagem coloque em risco a integridade e comprometa o convívio social com outras crianças.


10. Cão a espera de dona
A história de um cachorro comoveu os vizinhos de uma das ruas do bairro Acarape, Zona Norte. Apelidado carinhosamente como Bidú, 
o cão aguarda na porta de casa, há mais de um mês, o retorno dos antigos donos que mudaram para outro lugar e deixaram o cão abandonado na rua.
Fraco e debilitado, vizinhos se sensibilizaram com o caso e decidiram ajudar o animal, oferecendo o que comer e beber.

Tag Maio 2016 (Foto: Adelmo Paixão Neto)
11. G1 ouve garotos condenados por estupro coletivo
No mês em que o estupro coletivo ocorrido em Castelo do Piauí completou um ano, o 
G1 entrevistou com exclusividade os três adolescentes condenados pela Justiça a cumprir medida socioeducativa por participação no crime que ganhou repercussão nacional.

Eles alegam inocência e dizem que confessaram o crime após serem torturados pela polícia.


12. Mentor de estupro coletivo nega
O G1 também ouviu o homem apontado pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual como o suspeito de ser o mentor do estupro coletivo contra quatro garotas em Castelo.

Ele está preso na Casa de Detenção Provisória de Altos. Adão José Silva Sousa, de 42 anos, alega inocência, diz que nem estava na cidade no dia do crime e, quase um ano após o caso, permanecia sem ser julgado.

13. Cidade com moeda própria e sem assalto
Em maio de 2016, o G1 foi até São João do Arraial, localizada a 253 km de Teresina. A cidade com apenas 7.337, não registrava homicídio e assaltos há pelos menos um ano, mesmo com o efetivo policial sendo de apenas três homens.

Segundo os moradores e a polícia, o motivo de tanta calmaria seria a criação da própria moeda que movimenta a economia da cidade, o "cocal".

Tag junho 2016 (Foto: Adelmo Paixão Neto)
14.Verdadeiro milagreUm garoto de oito anos sobreviveu a um acidente no qual, ao cair de uma árvore, um dos galhos quebrou atravessando o seu peito. Familiares que moram em Santa Filomena, a 925 km ao Sul da capital, relataram que o menino brincava com seus amigos quando o acidente aconteceu.
Segundo o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, o garoto teve sorte. Imagens da tomografia computadorizada mostram o galho atravessado no peito do garoto.

15.Menina sofre estupro e madrasta flagra
Uma garota de 14 anos foi vítima de um estupro coletivo na cidade de Pajeú do Piauí, no Sul do estado. O crime ocorreu em um ginásio poliesportivo e a menina foi encontrada desacordada pela madastra em um dos banheiros do local, que ainda chegou a flagrar o ato criminoso.

Segundo a polícia, quatro eram suspeitos de participação no crime, entre eles, três adolescentes.
Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...