terça-feira, 3 de janeiro de 2017

ABALO SÍSMICO Teresina sofre tremor de terra e população evacua prédios às pressas

Abalo sísmico assusta população da região metropolitana de Teresina
N
esta terça-feira (03), a cidade de Teresina sofreu um tremor de terra e população evacou às pressas as casas e prédios. No Centro Administrativo da capital piauiense foi uma correria assustadora. As janelas do prédio começaram a tremer e as cadeiras e mesas saindo do lugar. Uma multidão se aglomerou fora dos edifícios do Centro Administrativo, entre servidores e pessoas que estavam no local. A informação foi prestada pelo servidor Francisco José.
 
No centro de Teresina foi um tumulto tremendo. As pessoas e funcionários saiam das lojas correndo e se aglomeram nas ruas ruas e praças.
 
No Banco do Brasil em Teresina, localizado à Rua Alvaro Mendes, o correria foi enorme. Pessoas se acotovelando para descer as escadas e o pânico foi grande em elevadores, segundo o superintendente da instituição. O prédio da Junta Comercial em Teresina tremeu fortíssimo, segundo relatou o luzilandense Antônio José Pinto Silva.
 
O tremor durou um intervalo entre 1 a 3 segundos. De acordo com o professor Melquizedeque, especialista no assunto, o tremor poderá retornar. Porém, sem desmoronamentos. Os cuidados devem ser tomados para quem reside em prédios muito altos em Teresina.
 
Na Rádio Pioneira, segundo o jornalista Joel Silva, apresentador do Programa Painel da Cidade, o local da emissora também sofreu o abalo, quando os funcionários notaram que as cadeiras saiam do lugar sem ninguém movê-las.
 
 PÂNICO NA CIDADE DE TERESINA
 
 
 
No Bairro Mocambinho II, segundo a moradora Concita, o tremor foi sentido e assustou a população local. No Poty Velho também foi sentido o abalo. No Bairro Sacy, dentre outros da zona sul de Teresina, também detectou-se o tremor de terras, que durou segundos, mais ou menos por volta das 09h45min desta terça-feira, horário no Nordeste.
 
No Bairro Morada do Sol, zona sudeste de Teresina, o tremor também foi sentido. O professor Felipe, morador do bairro, estava cochilando quando notou que a cama onde estava deitado começou a tremer.
 
Nas cidades de União, José de Freitas e Miguel Alves, região metropolitana de Teresina, também foi sentido o tremor de terra e deixou a população assustada. De acordo com informações do jornalista Irapuan Soares, o tremor de terra também chegou à cidade de Esperantina.
 
Também foi confirmada a informação de que em São Luis, capital do Maranhão, ocorreu o tremo como também em outras capitais do Nordeste.
 
De acordo com os especialistas no assunto, são falhas geológicas que se acomodam na terra. Mas, como ocorreu também em São Luis, o professor Melquizedeque diz que o tremor merece atenção e cuidado de todos, porque abrangeu uma área do Norte/Nordeste do país muito extensa.
 
De acordo com especialistas em Brasília, o movimento da terra foi de intensidade de 4 ponto 5 em uma escala até 10 na escala ritcher. Foi um tremor grave e se aproximou de um terremoto. Não está descartada a possibilidade de ocorreu  outro abalo sísmico na região Norte/Nordeste.http://www.gp1.com.br/noticias/geologo-confirma-tremor-de-terra-no-piaui-nesta-terca-feira-406800.htmlPara compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do GP1 estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do Portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Direção do GP1 (administracao@gp1.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o GP1 faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar o texto do GP1 para uso privado, por favor logue-se como cadastrado.
 
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que o epicentro foi na cidade Belágua, no vizinho Estado do Maranhão, que fica a 240 km de Teresina, atingindo várias cidades do Piauí e do Maranhão.
Fonte: JL/Renata Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...