sábado, 11 de março de 2017

As belezas do Delta do Parnaíba - Piauí

                              

Não há nada mais belo do que visitar o Delta das Américas, formado pelo rio Parnaíba e afluentes no seu caminho em direção ao oceano, é uma experiência inesquecível. O lugar é um verdadeiro santuário ecológico, rios e dezenas de ilhas e ilhotas, algumas habitadas por pescadores. Com dunas, manguezais, com piscinas naturais, dunas, praias e mais de 70 ilhas litoral extenso e repleto de praias de águas mornas e cristalinas, gastronomia farta e praticamente um ano inteiro de dias ensolarados.

                           
A viagem começa em Parnaíba, contrate o passeio com uma agencia. A agencia te busca no seu hotel e te leva até porto dos Tatus de onde saem as embarcações. 

                        
Todos são feitos pelo Rio. Um é feito com um barco grande para 60 pessoas e é relativamente barato (65 reais) porque servem frutas, o almoço e uma caranguejada no final do passeio. Saída às 9 horas e retorno as 3 da tarde. Passa por dunas, mangues, ilhas (das Canárias) e por fim chega ao encontro com o mar onde faz uma parada de 1 hora para banho. No retorno também faz uma parada no rio para um banho e uma caminhada pelas dunas. Existem outros passeios com lancha rápida e por outros braços do rio.

                            
Nos trechos de rios que sugerem labirintos durante o passeio, é possível observar com tranquilidade um pouco da fauna e da flora da região. No caminho algumas paradas são obrigatórias. Existem locais de dunas, lagoas e palmeiras que se confundem com oásis. Banhos de mar e lagoas são imperdíveis, e a rica biodiversidade do lugar oferecem excelentes opções para amantes do“unico delta das américas em mar aberto Localizado entre os estados do Maranhão e Piauí, terceiro maior delta do mundo. Privilegiadamente localizada entre o Oceano Atlântico e a Floresta Amazônica, a região é cercada por belezas naturais endêmicas, muitas delas afastadas do litoral. Um dos cenários mais deslumbrantes fica entre o Piauí e o Maranhão, um gigante que serpenteia boa parte do estado. Trata-se do Delta do Parnaíba, um dos lugares mais belos e incomuns do planeta.

                              
Por exemplo, o delta do Ganges-Brahmaputra cobre uma grande área do sul de Bangladesh e do leste da Índia, e é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.
                            
O Delta do Nilo é a região onde o rio Nilo se divide em vários braços para desaguar no mar Mediterrâneo, no norte do Egito. É uma planície com uma forma triangular (de onde provém o termo "delta"), com 160 km de comprimento e 250 km de largura. ‎ ‎Delta do Parnaíba · ‎Delta do Jacuí · ‎Delta do Amazonas. Delta do Parnaíba tem paisagem única nas Américas, portando é, o terceiro maior das Américas.




















Fonte Tropical Noticias
Jornalista Raimundo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...