domingo, 12 de março de 2017

Conheça o Parque Nacional de Sete Cidades - Piauí

O Estado do Piauí é um estado bem conhecido na região nordeste do Brasil, onde se pode conhecer as belezas nordestina, como o Parque Nacional de Sete cidades que fica localizado no município de Piracuruca – Piaui. O nome se refere aos conjuntos de formações de pedra (arenito) esculpidas pela ação dos ventos, das chuvas e do calor que constituem o parque e formam as Sete Cidades. São rochas antigas, de mais de 400 milhões de anos. Situado no norte do estado do Piauí, a cerca de 200 km da capital Teresina, o parque possui pinturas rupestres com cerca de 6000 anos, conhecidas internacionalmente.
                 
Criado em 1961, com uma área total de 6.221 hectares, tem clima quente e tropical semi-árido, com temperatura média anual de 26°C. A área aberta à visitação no parque oferece 12 km, em cerca de 490 hectares. A viagem rumo ao Circuito das sete cidades começa em seu centro de visitantes, onde é possível encontrar informações sobre o parque e um guia para acompanhá-lo (é possível fazer o trajeto à pé ou de carro), e não segue uma sequência ordinal. O calor é intenso parece brotar de todos os lados. De janeiro a junho as cachoeiras estão mais cheias e o clima mais ameno.
                      
O parque tem esse nome por causa dos diferentes grupos de rochas que, separados entre si parecem formar pequenas “cidades”. Cada uma delas tem suas cabeças de índio ou de Dom Pedro I, Tartaruga, Arco do Triunfo e o que mais sua imaginação possa “definir”.
               
O parque está na faixa de transição entre o cerrado e a caatinga, protegendo espécies da fauna e da flora encontradas nos dois ecossistemas. No local, é comum encontrar espécies como suçuarana, veado-mateiro, tatu verdadeiro, mocó, jacu, iguana, paca, tamanduá-mirim, cutias e várias répteis.
                 
Mirantes e monumentos curiosos formados pelo arenito e grutas fazem parte das inúmeras atrações deste curioso e importante parque nacional.
                 
Cidades, em Piripiri / Piracuruca no Piauí para uma visita. Continua do mesmo modo, muito bem administrado, com guias da própria região com grande entusiasmo para o desempenho de suas funções, no início, a gente fica um pouco contrariado com essa exigência dos guias que faz e transmite essa emoção a cada explicação e cada local visitado. O local é muito bonito, com cenários bastante instigantes, a beleza continua única. 


O Parque Nacional de Sete Cidades é incrível. Cheio de coisas inusitadas: formações rochosas incríveis, inscrições rupestres até dos Fenícios, mirante, cavernas, cachoeiras, fauna associada... Eu Jornalista, Raimundo Martins, Cocal-PI, e o Engenheiro, Aparecido Peixoto, São Paulo, passamos o dia no Parque, de volta almoçamos na “churrascaria requinte” de Piracuruca por volta das 15:00hs. Valeu muito a pena! Visitar os pontos turísticos do nosso Piauí.
                           
                   

                         
Fonte Tropical Noticias
Jornalista Raimundo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...