domingo, 16 de abril de 2017

Procissão do Fogaréu é encenada por alunos da Escola Pinheiro Machado em Cocal

Pelo terceiro ano consecutivo os alunos da Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado trouxeram na Semana Santa um grande resgate histórico, a Procissão do Fogaréu. A manifestação cultural aconteceu na noite desta terça-feira (11/04), tendo inicio na sede da escola e percorrendo as principais ruas e avenidas do município de Cocal, com a sua culminância do espetáculo na Praça de Eventos. 
O cortejo revive um tradicional ritual dos séculos passados, que representa a perseguição dos soldados romanos a procura de Jesus Cristo que é preso na antiga Jerusalém. A encenação chamou a atenção da comunidade que se sentiu contemplada com a apresentação dos estudantes que representavam os soldados judeus (os chamados "farricocos") trajando uma vestimenta de cor branca e capuzes cônicos e pontiagudos, carregando velas ao som de tambores, que de acordo com a batida aceleravam o ritmo da caminhada.
"O Fogaréu foi uma ideia que surgiu na própria escola para fazer algo diferente para o período da Semana Santa. Nesses três anos de realização do projeto tivemos sucesso, o alunos vieram e se organizaram com seus capuzes, velas e a resposta é dada pela organização do evento de forma geral, tanto por parte dos professores como por parte dos alunos que fizeram uma belíssima apresentação, sem nenhum ensaio", explicou o Diretor Adjunto João Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...