sexta-feira, 14 de abril de 2017

RELIGIOSIDADE 'Igreja se adaptou para promover de forma mais intensa a Semana Santa', diz arcebispo

Dom Jacinto Brito falou sobre a Semana Santa e convidou a população para a procissão 'Teresina! Ressuscita com Cristo', que acontece no Domingo de Ramos
Na Sexta-Feira Santa (14), o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito (foto), falou sobre a tradição e o significado da Semana Santa, e o papel da igreja em meio ao cenário político-social do país. O sarcedote relatou como estão os preparativos para a terceira edição do maior evento católico da capital no período da Quaresama, a procissão 'Teresina! Ressuscita com Cristo'.
 
Após relembrar a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, Dom Jacinto explicou o significado do sacrifício feito para salvar a humanidade. "Na prática, isto significa que ele nos libertou da antiga culpa refazendo esta ponte entre Deus e a humanidade. Aquilo que separava Deus da humanidade pecadora Jesus cancela com seu gesto de amor e obediência", destacou.
Para ele, a Igreja vai se adaptando ao longo dos anos para promover de forma mais intensa a Semana Santa. A Campanha da Fraternidade, as vias sacras, momentos de adoração contribuem para aproximar ainda mais o homem moderno de sua fé. Dom Jacinto também ressaltou as novas iniciativas e o aumento da participação dos jovens nas atividades eclesiásticas. "Estou com conhecimento de, pelo menos, cinco retiros de jovens que estão acontecendo nestes dias. Isto não acontecia no passado", salientou.

Entrando no âmbito do cenário político, o arcebispo apontou um crescimento no senso de justiça da sociedade, onde os brasileiros começam a perceber o cumprimento de algumas leis de forma igual para todas as classes sociais. "Estamos passando a limpo nossa história e das nossas instituições. Não é um processo simples nem indolor[...] Nunca tinha se ouvido que autoridades civis, ricos e bilionários estivessem atrás das grades. É uma novidade[...] Neste ponto temos uma grande vantagem", afirmou.
 
"Nós, como católicos, temos o direito de emitir nossa opinião envasada na fé, alicerçada no nosso compromisso com a população menos favorecida que não tem voz e nem vez", declarou Dom Jacinto Brito em relação ao impacto dos acontecimento atuais da política no país.
 
Conforme foi exposto pelo arcebispo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não tem se omitido quanto a isso e tem opinado, respeitando as autoridades, para fazer público o clamor do povo brasileiro. Na reunião do Conselho Permanente da CNBB foram emitidas notas sobre previdência, filantropia e aborto.

Para finalizar a entrevista, Dom Jacinto convidou a população teresinense para a 3ª edição da procissão 'Teresina! Ressuscita com Cristo', que acontece neste Domingo de Ramos, dia 16 de abril, e terá início a partir das 16h na Potycabana, Zona Leste de Teresina.
Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...