sábado, 27 de maio de 2017

Uma Conquista a cada Luta na Barragem de Algodões I

                                   
Fonte Tropical Noticias
Raimundo Martinho
Oito (08) anos após do rompimento da Barragem Algodões I do Município de Cocal ao norte do Piauí. Justamente hoje, dia 27 de maio, rompeu–se a barragem Algodões. Este episódio deixou mais de nove mortos e milhares de desabrigados, que ainda sofrem as conseqüências econômicas, socioambientais e psicológicas, registradas para sempre na sua memória corporal e na história de vida dos moradores locais.

                         
“Hoje dia 27 de maio de 2017, comemoramos mais uma conquista fruto da labuta do dia a dia, em busca de fazer valer nossos anseios diante dos poderes executivos, legislativo e judiciário, para assegurar nossos direitos e a devida reparação material e imaterial das famílias, que perderam tudo que conquistaram em suas vidas, menos o seu espírito de luta"  

                 
 
                         
Fruto dessa luta organizada e constante, estamos comemorando hoje mais uma conquista após oito anos de batalha. O Estado do Piauí já começou a indenizar as famílias vítimas do rompimento da Barragem de Algodões I em R$ 60 milhões. O acordo entre as famílias e o Governo foi aprovado após sete anos do ocorrido, pela Assembléia Legislativa do Piauí (ALEPI).As vítimas já estão recebendo aproximadamente,cerca de R$ 60 milhões divididos em 30 parcelas.
                      
Segundo o presidente da AVABA, Corcino Medeiros dos Santos, “isso é apenas o começo, outras conquistas virão, frutos da luta coletiva de todos, como a própria reconstrução da Barragem Algodões para mudar o cenário de desenvolvimento, não só da comunidade cocalense,mas de todo o estado do Piauí
                      

A programação concorridíssima, contou com uma missa na Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que foi presidida pelo o Bispo Dom Juarez da Diocese de Parnaíba, e padres da paróquia local. Seguindo de um belo almoço para as vitimas e amigos no Vale Encantado, onde se fez presente várias autoridades dos poderes legislativo e executivo estadual e municipal onde muitos se pronunciaram sobre a temática.








                           

                           
                           
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...