sábado, 29 de julho de 2017

56% das crianças do Piauí vivem em situação de pobreza, afirma estudo

Índice é superior à média nacional e aponta aprofundamento da desigualdade social no Estado

 
U
ma pesquisa da Fundação Abrinq, organização que propõe metas para o desenvolvimento sustentável, sobre realidade social das crianças no Piauí mostrou que mais da metade vive em situação de pobreza. Há crianças e adolescentes entre zero e 14 anos em situação de extrema pobreza sobrevivendo em famílias com metade de um salário mínimo e outras que vivem com pouco mais de R$ 170, considerando dados da pesquisa do ano de 2015.
Heloisa Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq, explicou que a pesquisa mostra mais sobre a evolução da desigualdade social no Brasil “Essa publicação chama atenção, principalmente as questões de desigualdades que existem em nosso país. O Piauí tem uma grande concentração de crianças de 0 a 14 anos em situação de pobreza, acima da média nacional”, pontuou a administradora. Ela destacou ainda que é expressivo o número de crianças que vivem em situação de pobreza.
“A média nacional é de 40% de crianças e adolescentes em situação de pobreza e no Piauí chega a 56%”, relatou Heloisa Oliveira. Entre as crianças mais pobres estão os 16 integrantes de uma família no Povoado Lagoinha, em Teresina. “A gente passa por necessidade, mas não podemos entrar no mundo do crime”, comentou a dona de casa Aparecida Pereira de Sousa , mãe de cinco filhos e que comanda a família que além das 16 crianças e adolescentes tem outros quatro adultos.
Para a socióloga Dalva Macedo é preciso haver o estímulo a inserção no mercado de trabalho para evitar o aumento do número de crianças e adolescentes em situação de pobreza. “Se ao lado desses programas de transferência de renda não houver políticas públicas que fortaleçam a entrada dessa população ativa no mercado de trabalho nós tendemos a ter cada vez mais uma população mais pobre”, afirmou.



Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...