quinta-feira, 31 de agosto de 2017

IBGE Segundo menos populoso do Nordeste, Piauí teve redução de habitantes em 47 cidades

Dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com base em pesquisa habitacional de 2017


Osegundo estado menos populoso da região Nordeste, com 3.219.257 habitantes, o Piauí teve redução habitacional em 20,9% dos municípios no período entre 2016 e 2017. A queda ocorreu em 47 das 224 cidades, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 



Para o chefe da unidade do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, a diminuição da população aconteceu devido à migração de moradores dos municípios de menores para médio e grande porte. Outro fator foi a baixa na taxa de fecundidade, ou seja, as pessoas estão tendo menos filhos. 

"O Piauí cresceu no último ano a taxa de 0,22%, enquanto no país foi de 0,77%. Há uma tendência cada vez mais de diminuir o crescimento da população e redução da família. Um exemplo disso é a taxa de fecundidade, que em 2000 era de 2,71 filhos por mulher aqui no estado e atualmente reduziu para 1,71", comentou Leonardo Passos. 

Com base no levantamento, ao mesmo tempo em que o Piauí apresentou uma estagnação no crescimento populacional, o estado tem mais jovens se comparando com a média nacional. A expectativa é de que em 2026 a população piauiense atinja seu limite máximo. 

Já Teresina apresentou uma taxa de crescimento um pouco maior do que o próprio estado, de 0,33%, chegando a mais de 850 mil habitantes. Segundo Leonardo Passos, isso se deve também à migração de municípios menores para a capital. 

A pesquisa levou em consideração as taxas de fecundidade, mortalidade, migração e aspectos de alteração de limites municipais. 

Fonte: JL/G1PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...