sábado, 12 de agosto de 2017

Os vaqueiros da cidade de Cocal fazem cavalgada em homenagem a padroeira

 Fonte Tropical Noticias
Jornalista Raimundo Martins

A “Missa do Vaqueiro” é um tradicional evento religioso da cultura popular nordestina em homenagem ao vaqueiro nordestino do Brasil, Raimundo Jacó, que atualmente é considerado como o 2º maior evento turístico do Estado brasileiro do Pernambuco, mas que tem crescido a cada ano, consolidando-se como marco no calendário sertanejo, e referência religiosa, cultural e turística do povo do Norte e Nordeste brasileiro.

Dia 12 de agosto em Cocal os vaqueiros fazem cavalgada pela as ruas e avenida da cidade em comemoração à festa da padroeira, que encerra dia 15 com uma bela procissão.
A vaqueirama da grande região de Cocal esteve reunida na tarde de sábado, o evento foi um sucesso já que é uma tradição, no o calendário festivo e cultural do município.

Mantendo a tradição de homenagem e de reconhecimento ao vaqueiro, esta figura tão importante e acompanhada de inúmeros significados na vida e na história de luta do povo sertanejo, a Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em comemoração ao festejo, realizou na tarde deste sábado, a benção dos vaqueiros, trajados de gibão de couro, vestimenta característica e marcante na vida dos mesmos, se reuniram ao lado da Igreja Matriz no centro da cidade, local onde o Pe. Roberto Francelino e o Pe. Cicero, Párocos de Cocal realizaram a benção aos vaqueiros e sorteios de brindes.
Padre Roberto
Essa data comemorativa aos vaqueiros cocalense é festejada na data da “Missa do Vaqueiro”, uma celebração realizada anualmente no mês de agosto.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...