Essa notícia saiu até no Jornal Nacional. Meu amigo Marcus Saldanha me mandou esse texto e fotos. Ele conhece bem a cidade pois já morou uns anos lá. Leiam e vejam:
Como nos Tempos da Balaiada
Raramente a cidade de Tutóia, distante 460 km de São Luís vivencia cenas como essas do já inesquecível “30 de dezembro” onde funcionários contratados da educação e saúde e população furiosos com o não pagamento de seus devidos salários invadiram e depredaram a casa do prefeito Zilmar Melo, na avenida Paulino Neves, centro da cidade.
As cenas são impressionantes: carros revirados, móveis destruídos e caos na cidade.


Pesquisador da História de Tutóia há alguns anos, não vejo ou lembro de relato semelhante desde a Balaiada que por lá passou nos idos de 1837 e 39 destruindo a antiga Vila de Tutóia.
Não aprovo atitudes violentas, mas o exemplo da revolta de um povo pacato que tem no seu sangue a mistura sertaneja com a de guerreiros indígenas tremembés serve de exemplo não só para as atuais, mas também futuras gerações de políticos da cidade. Serve para a quebra do paradigma de que o povo é acomodado. Com as impressionantes cenas de hoje, ficou claro que isso não é uma verdade absoluta.
Vida longa ao povo de Tutóia e sua luta pela justiça.
E vejam o vídeo que achei no youtube:
Isso aconteceu em 2008!
ResponderExcluir