quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Governo atrasa pagamento de indenização e revolta famílias de Algodões

A parcela venceu em 25 de novembro.
Por Redação do Portal AZ
A Associação das Vítimas e dos Amigos das Vítimas da Barragem de Algodões (Avaba) informou nesta terça-feira (18) que o Governo do Estado não realizou ainda o pagamento da parcela de novembro da indenização das vítimas do rompimento da Barragem de Algodões, em Cocal Piaui (260 quilômetros ao norte de Teresina). A parcela venceu em 25 de novembro. 
 Barragem de Algodões (Foto: reprodução internet)

O presidente da Avaba, professor José Corsino Medeiros, disse que o atraso está revoltando e causando transtornos às famílias. “Mais do que revolta, as famílias estão enfrentando sérios problemas financeiros, porque a maioria depende quase que exclusivamente desse dinheiro para se manter e pagar suas contas”, observou. Ele disse que as vítimas não descartam a possibilidade de realizar protestos contra o governo durante o Natal, em Teresina, para chamar a atenção da sociedade e das autoridades do Estado para o drama que elas atravessam.

Corsino disse que os atrasos no pagamento da indenização têm ocorrido com frequência. A entidade já ameaçou inclusive entrar na Assembleia Legislativa com pedido de afastamento do governador Wellington Dias (PT) por descumprimento de decisão judicial. “A gente não sabe mais o que fazer, porque todos os meses o pagamento é feito com atraso. As famílias ficam em desespero, porque fazem seus compromissos confiando nesse dinheiro e depois têm que pagar suas contas com juros!”, lamentou.

O rompimento da Barragem de Algodões ocorreu em maio de 2009, provocando a morte de dez pessoas e destruindo casas, animais, lavouras e outros bens de mil famílias nos municípios de Cocal e de Buriti dos Lopes. No ano passado, o Governo do Estado fez acordo com a Avaba para parcelar em 60 vezes o pagamento da indenização, mediante intermediação do Tribunal de Justiça do Estado. Pelo acordo, o pagamento deve ser pago até o dia 25 de cada mês.e cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...