segunda-feira, 1 de julho de 2019

Cocal Instaura a 1ª Loja Maçonica




Fonte: Tropical Noticias

A cerimônia de sagração de um templo maçônico no período Operativo da Maçonaria, as reuniões ocorriam nos canteiros das obras e mesmo nos primeiros anos da Maçonaria Especulativa, as sessões eram realizadas geralmente em Tavernas, salas de leitura e salões de reuniões. A reunião onde ocorreu a fundação da primeira Potência Maçônica, a Grande Loja de Londres, em 1717, foi na Taverna o Ganso e a Grelha. O primeiro prédio exclusivamente maçônico foi o Freemason’s Hall, idealizado em 1772 e concluído em 1776, em Londres.
Loja Ir. Raimundo Vieira e Vasconcelos nº 13 - Cocal
Antes da construção de um Templo, o local deverá passar por um ritual de Lançamento e Consagração da Pedra de Fundação, que é colocada sempre a nordeste, em trajes maçônicos lançado a pedra Fundamental do Capitólio, sede do governo americano em 1793, com a presença do grão mestre da grande loja de Maryland.

Loja Irmãos Dantas Nº 12 - Piracuruca

Uma história bonita que vem mudando em todos os pais inclusive o nosso Brasil. Grande Oriente do Piauí, (GOPI), sendo que da ação do Grão Mestre, Jose Wellington Campelo de Almeida e do Venerável Vilmar Oliveira Fontenele, que em pouco tempo criaram duas novas Lojas adveio semear seu trabalho de rede de lojas maçônicas no norte do Estado do Piauí, admirar as cidades de Piracuruca e Cocal, são as benjamins da Loja Simplício Dias Nº 9, que foi lá que iniciei e outros irmãos... 
 Hoje resta saudades, mas, a nossa irmandade e fraternidade unida em um só coração vamos continuar com Fé, Esperança e dignidade que o Grande Arquiteto do Universo nos cubra com sua Virtude, e vamos vencer nossas paixões, submeter nossas vontades e vamos fazer novo progresso na Maçonaria.
 Os Grãos Mestres de vários Estados

Dentro de nossos trabalhos, onde todos os irmãos se empenharam em curto prazo, porém a sensação térmica que se fez presente do Templo da Loja foram 39 pessoas sequer percebia a amenidade do clima quente, mais tudo era o calor humano fraterno, que ali se via a exatidão nos olhos de cada obreiro, que brilhavam de satisfação pela a obra enfim concretizada, que contava com a presença de seus fundadores.
As Damas Maçônicas de Cocal

Os fundadores da Loja Ir. Raimundo Vieira e Vasconcelos nº 13, fizeram questão de sobreluzir as damas maçônicas durante o evento onde todas estavam as mais belas com seu vestido de gala lustrando aquela noite com a cor rubente.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
  
  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...