segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Natal Cocal 2019

Fonte: Tropical Noticias
Cocal uma cidade pequena de aproximadamente 30 mil habitantes, fica localizada na região norte do estado do Piaui, há 260 km da capital e 100 km para as cidades praianas como Luiz Correia e Cajueiro da Praia. Cocal uma cidade plana de muitos movimentos principalmente quando chega o natal, que nos remete a falar da festa natalina, uma tradição antiga muito viva que vem ao longo do tempo com essa cultura trazendo para as praças, jardins, casas, enfeites natalinos, presépios, árvores, a figura de Papai Noel, os presentes, as ceias de natal e a missa do galo e outros costumes perderam intensidade ou se manifestam de forma menos intensa.
Dia 25 de dezembro data em que se festeja Natal, uma tradição pode usar a palavra época para denominar um período de tempo que se repete a cada ano e também no sentido de diferentes tempos, presente e passado. É nestes dois sentidos que se fala aqui da época de Natal. Mas com especial destaque, fala-se também das tradições que mudaram com o decorrer dos anos, como era o Natal em épocas passadas em comparação com os dias de hoje. Existia menos diversões e locais para ir às cidades, e a indústria de entretenimentos não provinha tantas opções ao longo do ano como existe nos dias de hoje.

Cocal.  A população está em festa, em homenagem ao nascimento daquele que veio para trazer benevolência, sabedoria e solidariedade aos homens. Cultos religiosos celebram o ícone, nessa que é a data mais sagrada do ano. Enquanto isso, as famílias apreciam os presentes trocados dias antes e se recuperam de uma longa comilança.
 Cocal o seu o espírito festivo já tomou conta das praças que antes somente duas e com a gestão do prefeito Rubens Vieira, outras praças surgiram,  o prefeito Rubens Vieira, tem se empenhado em sua administração com o seu desenvolvimento embelezando o centro da cidade o charme natural da região se alia ao colorido das luzes natalinas e encanta crianças e adultos. Cria um clima de confraternização, semeando esperança para o ano que vai chegar para cultuar Mitra, o deus da luz, o homem de Nazaré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...