terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

“Tirem o PT do altar”, pedem católicos de Londrina

 
Um grupo de católicos de Londrina (PR) se organizou para reivindicar uma “Igreja sem partido”. Insatisfeitos com o arcebispo da cidade, dom Geremias Steinmetz, eles criaram uma campanha e instalaram outdoors com um pedido enfático: “Tirem o PT do altar”.

Segundo o portal UOL, as placas foram pagas com dinheiro arrecadado pelos próprios fiéis, que integram o chamado Movimento Brasil Católico. O grupo também distribuiu cerca de seis mil adesivos e recolheu três mil assinaturas de frequentadores de paróquias londrinenses para pedir providências a respeito de atitudes do arcebispo Geremias e até mesmo sua substituição.

“Igreja não é palanque nem lugar para discussão de ideologias”, disse o aposentado José Aparecido Ronchi, 66, um dos líderes do grupo de insatisfeitos.

Para ele, dom Geremias tem apoiado aqueles que defendem “causas comunistas” e a liberdade do ex-presidente Lula, a quem ele chama de “prisioneiro de Curitiba”.

“Nós temos que nos unir e pedir para tirar o PT do altar”, afirmou outro líder do movimento, o diácono Sirineu Pedrazani, durante ato de protesto e orações nas escadarias da Catedral. “Não podemos deixar que nossa Igreja seja invadida por corruptos, por pessoas que estão apoiando partidos socialistas, partidos comunistas. Querem fazer do nosso país uma Venezuela.”

Da manifestação, surgiu um grupo para troca de mensagens entre os fiéis. Do grupo, surgiu a ideia do outdoor e dos adesivos.

“Primeiro, instalamos um outdoor. Depois, mais três. Ainda vamos instalar outros três”, afirmou Ronchi, destacando o crescimento do movimento. “Até picharam uma placa. Mas isso só serviu para chamar mais atenção.”

Segundo ele, os três mil fiéis que assinaram o abaixo-assinado contra o bispo são cerca de 1% dos 300 mil católicos de Londrina. Contudo, para o aposentado, os signatários têm grande representatividade na Igreja. “São pessoas de paróquias importantes”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...