terça-feira, 5 de maio de 2020

Teresina - PI Teresina é a segunda capital do Nordeste com menos casos de covid-19

Teresina está atrás somente da cidade de Aracaju, que está com 501 casos confirmados. A capital piauiense em 24 horas registrou 55 novas infecções.
Levantamento realizado pelo GP1 nesta terça-feira (05), com base em dados coletados junto a Secretarias Municipais de Saúde, aponta que Teresina é a segunda capital do Nordeste com menos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírusCovid-19.
De acordo com a pesquisa, Teresina está atrás somente da cidade de Aracaju (SE), que está com 501 casos confirmados. A capital piauiense em 24 horas registrou 55 novas infecções. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os estados vizinhos estão apresentando números altos e isso preocupa os profissionais da Saúde em Teresina.

Por meio de videoconferência realizada na tarde desta terça, o prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou dados da terceira etapa da pesquisa de investigação sorológica com teste para Covid-19, realizada em Teresina no último final de semana. De acordo com os dados, estima-se que a cidade possui 12.492 pessoas infectadas pelo coronavírus. O número de casos positivos tem aumentado 60% a cada semana.
Isolamento social
No início da semana ocorreu novamente uma queda no índice de isolamento social em Teresina, chegando apenas 46,8%. A taxa segue inferior a dos dias anteriores, como no feriado de 1º de maio, com 56,8% e nos dias 2 e 3 de maio, que marcaram 57,7%.
Os dados são da startup InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura fazendo o georreferenciamento de smartphones na cidade. Os números registrados em Teresina continuam distantes dos 73%, percentual mínimo necessário para conter o avanço do novo coronavírus segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Também de acordo com os dados da startup, a região da cidade com melhor isolamento foi a zona leste, com índice de 48,5%, seguida da centro-norte com 47,13%. A zona sudeste registrou um percentual de 45,64%, um número pouco maior que o da zona sul, com 45,46%, que marcou o pior índice de isolamento social entre as regiões de Teresina.
Pesquisa
A Prefeitura de Teresina divulgou nesta terça os resultados de uma pesquisa que afirma que pelo menos 600 pessoas poderiam ter morrido de covid-19 na capital, se o isolamento social não tivesse sido adotado de forma antecipada.

Segundo a pesquisa, caso o regime de quarentena não tivesse sido adotado, o total de infectados hoje chegaria na faixa de 100 mil. Os cálculos são do professor doutor em matemática, Jefferson Leite, que se baseou nos registros de mortes e casos notificados até o momento. Em um mês, o número de casos confirmados de Covid-19 em Teresina passou de 19 para 485, esse aumento representa um percentual de 2,4% entre os meses de maio e abril e ainda as mortes passaram de 02 para 14, um acréscimo de 600% segundo o levantamento.

Coronavírus no Piauí
Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesapi nessa segunda-feira (04), o Piauí já possui 875 casos confirmados da doença, com registro de 29 óbitos por covid-19. A nova morte pela covid-19 trata-se de um idoso, de 68 anos, natural de Luzilândia, que faleceu no Hospital Getúlio Vargas. Ele tinha histórico de diabetes. 
Confira os números de casos na capitais do Nordeste
1 - Fortaleza – 11256
2 - São Luís – 4530
3 - Recife – 2780
4 - Salvador – 2253
5 - Maceió – 1260
6 - João Pessoa – 708
7 - Natal – 651
8 - Teresina – 540
9 - Aracaju – 501
Edição: Tropical Noticias
Fonte: GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...