segunda-feira, 6 de julho de 2020

Cinco deputados federais piauienses morreram no exercício do mandato

Politica do Piaui

Além de Assis, faleceram também durante os mandatos de deputado federal Afonso Gil Castelo Branco, Francisca Trindade, Mussa Demes e Alberto Silva.

O deputado federal Assis Carvalho foi o quinto piauiense a morrer durante o exercício do mandato na Câmara dos Deputados. O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) faleceu no último domingo (5) após sofrer infarto em Oeiras, sul do estado.
Além de Assis, faleceram também durante os mandatos de deputado federal Afonso Gil Castelo Branco, Francisca Trindade, Mussa Demes e Alberto Silva.

Francisca Trindade
Em 2003 a deputada federal Francisca Trindade (PT) faleceu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) aos 37 anos. Trindade estava em seu primeiro mandato como deputada federal pelo Piauí, mas já havia exercido o cargo de vereadora de Teresina e deputada estadual.                     Foto: Wilson Filho
  •  Ex-deputada federal Francisca Trindade 
  • Ex-deputada federal Francisca Trindade
Trindade era suplente de vereadora e assumiu uma vaga na Câmara de Teresina após Wellington Dias (PT) ser eleito deputado estadual. Foi reeleita em 1996 e em 1998 se candidatou a deputada estadual, tomando posse em 1999. Em 2000 foi candidata a vice-prefeita da capital na chapa de Wellington Dias, mas foram derrotados por Firmino Filho (PSDB). Em 2002 foi eleita deputada federal.
Afonso Gil Castelo Branco
Afonso Gil Castelo Branco foi um promotor de justiça conhecido por combater o crime organizado e faleceu em 2004, durante sua pré-campanha a prefeito de Teresina. Ele foi eleito deputado federal em 2002 pelo PCdoB e em 2003 migrou para o PDT após contrariar o partido e votar contra a Reforma da Previdência. Afonso Gil deixou quatro filhos.
  • Foto: Arquivo PessoalAfonso Gil Castelo Branco 
  • Afonso Gil Castelo Branco
Mussa Demes
O cearense Mussa Demes fez carreira política no Piauí. Foi secretário de Fazenda no Governo de Hugo Napoleão e foi eleito deputado federal em 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006. Mussa Demes faleceu em Fortaleza em novembro de 2008, vítima de um câncer de pulmão. O deputado tinha 68 anos.
  • Foto: Câmara dos Deputados
  •  Mussa Demes 
  • Mussa Demes
Alberto Silva
O deputado federal Alberto Silva faleceu em setembro de 2009 após quadro de pneumonia e câncer de próstata ter se agravado. Alberto Silva faleceu durante o exercício do mandato aos 90 anos e já havia sido governador do Piauí, senador, deputado federal, deputado estadual e prefeito de Parnaíba.
  • Foto: Câmara dos Deputados
  •  Alberto Silva 
  • Alberto Silva
Assis Carvalho
Em toda a sua trajetória política Assis foi filiado ao Partido dos Trabalhadores e era uma das principais lideranças da legenda a nível estadual. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, cargo que exerceu até 2011, quando assumiu uma cadeira em Brasília como deputado federal, onde atuou por três mandatos consecutivos até a data do seu falecimento.
  • Foto: Reprodução/Facebook
  •  Assis Carvalho 
  • Assis Carvalho
Assis Carvalho também é lembrado por ter ocupado cargos importantes na administração pública estadual, passando pelo comando do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI), da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A), e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), onde ficou por mais tempo, entre 2007 e 2011.

Edição: Tropical Noticias
Fonte: GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insalubridade Reina no Mercado Público em Cocal

É notório o cenário de descaso com mercado público do município de Cocal, uma imagem vale mais do que mil palavras. Pelas fotos você pode ob...