domingo, 30 de agosto de 2020

Praça abandonada em Cocal, ainda existe?

 

A Praça Wladimir Lopes, localizada no Bairro Santa Teresinha foi inaugurada em dezembro de 1998 na cidade de Cocal. A obra foi construída no mandato do prefeito Francisco Antônio Moraes Fontenele-Chico Antônio. Hoje se encontra completamente abandonada pelo poder público, ela não passa por obra há 22 anos. No entorno muito mato, bancos sem retratar, e sem iluminação pública, uma verdadeira escuridão à noite.  

                    Francisco Antonio Moraes Fontenele

                                         Ex-prefeito
 
Em conjunto com a inauguração da praça foi a cerimônia descerramento da bela estátua de Nossa Senhora Perpetuo Socorro, com oito metros de altura – um exuberante monumento a padroeira local- que hoje se encontra completamente deteriorada. Uma total falta de respeito e gratidão à padroeira de Cocal. Um monumento religioso que se bem gerenciado poderia ter trazido grande benefícios material e imaterial ao município, como por exemplo, o turismo religioso como acontece em muitas cidades de outros estados Brasil, gerando emprego, renda e fortalecendo a fé do povo. Ligando-nos com DEUS nestes momentos em mais precisamos. Esta é a missão dos Santos padroeiros locais, ligar a DEUS. Lembro como fosse hoje, nessa bela tarde do dia da inauguração muitos fieis subiram a escada de joelhos pagando suas promessas.

Muitos desconhecem se um dia houve alguma estrutura urbana lá, como praça e restaurante, onde muitas pessoas frequentavam para degustar belos e variados sabores das comidas típicas, um gostoso churrasco. A noite o ar era agradável, puro e belo, propício aos encontros de casais. Os casais de namorados ficavam pela a praça até tarde apreciando a bela paisagem noturna de Cocal, nessa época tinha limite de horário por conta do dono do restaurante, o grande Zezinho. Este foi o cenário local antigamente.

                                      Zezinho do Boiba

Hoje o trecho onde se encontra a Estátua de N.S. Perpétuo Socorro, que já foi referência de lazer para turistas e do próprio cocalense, um verdadeiro Cartão Postal foi tudo abandonado. Quando se chega ao local depara-se com o Mirante em verdadeiro abandono, o prédio onde funcionava o restaurante transformou-se em uma capela da Mãe Rainha, mesmo assim a encarregada da imagem foi obrigada a retirar-se de lá por causa do vandalismo praticado por usuários de drogas, prostitutas e bandidos. 

 Depois de muito investimento, tudo foi em vão, ficaram desassistidos a praça, o restaurante, as plantas, a escada, muretas, o poço tubular que tinha uma vazão de 20 mil litros de águas por hora abastecia os moradores do bairro Santa Teresinha, hoje obstruído por paus e pedras. Enfim, em mal estado de conservação.

O belo Monumento Religioso a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro que seria destinado como espaço de lazer à população, um ponto turístico, um espaço multiuso de convivência para os moradores da cidade e região. O ponto mais alto de Ceres para ser um dos mais belos cartões postais da cidade, hoje está completamente abandonado pelo poder público.

                         Pôr do Sol do belo Mirante de Cocal
 Fonte: Tropical Noticias 

Veja  as fotos abaixo:

                                        Padroeira de de Cocal, Nossa Senhora Perpétuo Socorro
                      Veja a situação do prédio onde era restaurante e depois capela da Mãe Rainha

2 comentários:

  1. Que pena, acompanhei esse dia marcante e presenciei a alegria da população pela obra.
    Que esse erro possa ser corrigido pelo próximo Prefeito de Cocal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...